Segurança: indústria gasta duas vezes mais que o governo
A indústria brasileira gasta cerca de R$ 130 bilhões por ano com segurança privada e perdas decorrentes de roubo de cargas e vandalismo. Os números são de um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Para se ter ideia da cifra despendida pelo setor industrial nacional, podemos comparar esse gasto anual com a soma dos gastos realizados pela União, Estados e municípios com a segurança pública, em 2015, que foi de R$ 76,2 bilhões. Comparando os números vemos que a indústria gasta quase o dobro que o Estado brasileiro.
O levantamento da CNI também mostrou que o número de ocorrências de roubo e furto de carga aumentou 64% entre 2010 e 2015, chegando a 20.803 no ano passado. Além disso, entre 2004 e 2014, o emprego no setor de serviços de segurança cresceu, em média, 7,2% ao ano.
Para a Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), a falta de segurança pública impacta a competitividade do país ao diminuir a produtividade dos trabalhadores, uma vez que ficam mais estressados e inseguros. Menos produtivas e com gastos maiores em segurança, as empresas acabam repassando os custos para seus produtos, impactando o preço que chega aos consumidores.