SergipeTec participa de conferência de empreendedorismo e ambientes de inovação
Evento aconteceu de 17 a 20 de outubro, em Fortaleza/CE.
26 Conferncia Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovao foi realizada de 17 a 20 de outubro, em Fortaleza/CE (Imagem: SergipeTec)
Discutir sobre a identidade, funções de mecanismos e de espaços, a fim de identificar tendências, conhecer boas práticas, trocar experiências e apontar caminhos fortalecedores do empreendedorismo inovador no Brasil e no mundo. Este foi o principal objetivo da 26ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, realizada de 17 a 20 de outubro, em Fortaleza/CE, sob a temática 'Novos mecanismos e espaços de geração de empreendimentos inovadores, no Brasil e no mundo'.
De acordo com o presidente do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), Manoel Hora, a programação do evento focou, especialmente, na grande importância de dois aspectos para o planejamento e execução exitosos de ações neste campo de atuação: envolvimento contínuo entre as instituições tecnológicas e as de ensino; e no foco em negócios, na inovação empresarial.
“A nossa participação na Anprotec foi muito positiva, pois tivemos a oportunidade de participar de várias atividades, como palestras, workshops, minicursos, sessões plenárias e sessões técnicas paralelas sobre atualidades referentes à Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios, nacional e mundialmente. Entre os diversos assuntos discutidos no evento, houve muito destaque para o cenário empresarial, das incubadoras. Em Sergipe, este é um assunto que vem sendo bastante analisado e trabalhado por nós e, com a nossa nova sede (são mais de 120.000m², no total) e, consequentemente, nova infraestrutura, estamos ainda mais empenhados em incorporar com mais força essa área da Inovação, e também em aprimorar e ampliar nossas atividades e parcerias científicas e tecnológicas. Nesse contexto, o SergipeTec tem amplas possibilidades, ao longo dos próximos anos, em analisar e aplicar, dentro da nossa realidade local, as novidades trazidas nesta Conferência”, garantiu Manoel que, na ocasião, esteve acompanhado pelo gestor de Inovação do SergipeTec, Marcelo Dósea.
Além do SergipeTec, Sergipe foi representado, no evento, pelo Instituto Federal de Sergipe e Universidade Tiradentes (Unit).
Encontro
A 26ª Conferência é uma realização da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), em parceria com o Sebrae e a organização local da Rede de Incubadoras do Ceará (RIC).
Anprotec
Há 28 anos, a Anprotec reúne cerca de 300 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas a empreendedorismo e inovação. Líder do movimento no Brasil, a Associação atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas, geração e disseminação de conhecimentos.
SergipeTec
O Parque tem a missão de promover sinergia entre as instituições de ensino e empresas, com foco no desenvolvimento estadual, envolvendo empreendedorismo, inovação, pesquisa, tecnologia, competitividade, geração de conhecimento, trabalho e renda, a partir da criação de redes de relacionamento que promovam a inclusão digital.
Em junho deste ano, o Governo do Estado entregou a nova sede do Sergipe Parque Tecnológico Engenheiro Agrônomo Rosalvo Alexandre (SergipeTec). Localizado em São Cristóvão, próximo ao campus da Universidade Federal de Sergipe, o investimento superou R$ 40 milhões e é composto por sete prédios, com laboratórios e espaço para 60 empresas e instituições de pesquisa das áreas de Biotecnologia, Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), Energias Renováveis e Meio Ambiente; Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e o Centro Catalisador de Competências em Tecnologia da Informação (C3TI); duas biofábricas para produção de mudas micropropagadas e uma unidade de produção de fungos para controle biológico de pragas da agricultura.
O espaço conta ainda com uma incubadora de empresas multissetoriais e outra de empresas de base tecnológica em Energia Renováveis; Núcleo de Energias Renováveis e Eficiência Energética de Sergipe (Nerees); e Instituto de Análise Criminal e Pesquisa Forense (IAPF), vinculado à Coordenadoria Geral de Perícias da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Cogerp/SSP), constituído por sete laboratórios (DNA e Toxicologia, Perícia Forense, Química Legal, Entomologia, Informática, Fonética e Biologia).