Ouvidoria da Saúde Municipal informa os locais que disponibilizam a vacina contra a febre amarela
Ouvidoria da Saúde Municipal informa os locais que disponibilizam a vacina contra a febre amarela (Imagem: SMS/Aracaju)
"Por meio dos canais de atendimento, a nossa equipe está orientando à população quais as unidades onde estão sendo aplicadas as vacinas contra a febre amarela. Mas alertamos que esta vacina é somente para as pessoas que irão viajar para os locais onde estão ocorrendo o surto ou para lugares de matas", explicou a coordenadora da Ouvidoria da Saúde de Aracaju, Cláudia Pardo.
Os canais de atendimento da Ouvidoria são através do atendimento presencial na Rua Sergipe, nº 1310, no Bairro Siqueira Campos; atendimento telefônico por meio do número 156; pelo email: saude.ouvidoria@aracaju.se.gov.br e também através das caixas de sugestões que ficam nas Unidades de Saúde da Família (USFs).
"A Ouvidoria trabalha para atender a todos, sejam cidadãos, profissionais de saúde, gestores, conselhos de saúde, empresas, entre outros", disse Cláudia. Ela informa que o setor atua também em pesquisas de avaliação para saber como está a prestação de serviços das redes, das unidades de saúde e dos hospitais municipais. "Nós disponibilizamos também a ouvidoria itinerante, que a cada dia está em um local diferente acolhendo as manifestações da população", completou.
"Quando se fala em ouvidoria, geralmente as pessoas pensam que é um setor só para acolher as reclamações dos cidadãos. Mas nós recebemos também sugestões para aprimoramento dos serviços, elogios, solicitações para acesso às ações e serviços de saúde, informações, reclamações e denúncias", esclareceu a coordenadora.
OuvidorSUS
A Ouvidoria Municipal de Saúde integra o sistema informatizado do Ministério da Saúde, o OuvidorSUS. Este sistema tem por finalidade desburocratizar e tornar dinâmica a comunicação entre as ouvidorias de saúde nas três esferas de governo, bem como subsidiar a elaboração de relatórios temáticos e gerenciais. "Desempenha um importante papel como instrumento de gestão, pois serve para nortear as ações dos gestores", completou a coordenadora da Ouvidoria.
Unidades
As Unidades de Saúde da Família (USF) onde estão disponíveis as vacinas contra a febre amarela são: Augusto César Leite; Geraldo Magela; Pref. Celso Augusto Daniel; Ministro Costa Cavalcante; Dona Sinhazinha; Joaldo Barbosa; Edézio Vieira de Melo; Adel Nunes; Maria do Céu; Amélia Leite; Francisco Fonseca; José Machado de Souza; João Cardoso N. Júnior (CSU); Anália Pina de Assis e Laura Dantas Hora.