Irineu Fontes é novo membro na Academia de Letras de Aracaju
O Secretário de Estado da Cultura, Irineu Fontes, está entre os 17 novos membros da Academia de Letras de Aracaju (ALA). A cerimônia de posse ocorreu na noite desta terça-feira, 20 de setembro, no Teatro Atheneu, com a presença de acadêmicas, autoridades, amigos e familiares dos novos imortais.
Irineu recebe o certificado do presidente da Academia Sergipana de Medicina, Paulo Amado (Imagem: Secult/SE)
Na ocasião, a Academia também celebrou seu primeiro ano de fundação. “Com a chegada dos novos membros a esta casa de belas letras, vamos reforçar a preservação da memória cultural do povo de Aracaju, interagindo com a sociedade através de ações significativas que revelem os valores, as potencialidades e a pluralidade cultural”, garante Gustavo Aragão, presidente da ALA.
Irineu Fontes ocupa a cadeira de número 39 da poetisa imortal, Iara Vieira. “Para mim é uma grande honraria ser convidado para integrar a Academia de Letras de Aracaju, sobretudo, ocupando a cadeira de uma escritora tão importante para o Estado como foi Iara Vieira”, ressaltou o Secretário.
Natural de Aracaju, Iara Santos Vieira, nasceu em 09 de abril de 1949. Formou em Letras, pela Universidade Federal de Sergipe e atuou como professora em escolas de nível médio e ensino superior, onde desenvolveu diversos projetos de incentivo a literatura e poesia. Sua bibliografia conta com os livros: Ruínas (1977), Interiores (1982), Esses tempos ad/versos (1984), A fome do paraíso (1994), O coro da serpente (2001) e Íntima Humanidade (2003). Além disso, a autora integrou diversas antologias e projetos coletivos pelo Brasil. Faleceu em 19 de setembro de 2003.
Novos membros
Antonio Porfírio de Matos Neto (Genolino Amado); Sandra Maria Natividade (Amando Fontes); Pascoal D´Ávila Maynard Júnior (Gizelda Morais); Antonio Bittencourt Junior (Manoel Bomfim); Sonia Maria Azevedo Viana (Ofenísia Soares Freire); Rangel Alves da Costa (Fausto Cardoso); e Paulo Sérgio da Silva Santos (João Ribeiro); Ana Maria Leal Cardoso (Alina Paim); Manoel Messias Rodrigues Santos (Emília Rosa de Marsillac Fontes); Joao Paulo Gama Oliveira (José Silvério Leite Fontes); Carolina Angélica Dantas Naturesa (Regina Lúcia Spinelli); Antonia Amorosa de Menezes (Araripe Coutinho); Waldefrankly Rolim de Almeida Santos (Fernando Porto); Péricles Morais de Andrade Junior (Acrísio Cruz); Danilo Sampaio (José Sampaio); Ismael Pereira de Azevedo (Epifânio Dória); e Irineu Silva Fontes Júnior (Iara Vieira).