Circuito Musical "Destino Sergipe" da Orquestra Jovem de Sergipe será finalizado neste sábado em Aracaju
O projeto percorreu 12 municípios sergipanos, passando pelas 08 regiões
No próximo sábado (21), a Orquestra Jovem de Sergipe fará sua última apresentação pelo Circuito Musical ‘Destino Sergipe’, às 18h, na praça Fausto Cardoso, no palco do Natal Iluminado, em Aracaju. Após percorrer 12 municípios das 08 regiões: Simão Dias e Poço Verde no Centro Sul, Brejo Grande e Pacatuba no Baixo São Francisco, Feira Nova no Médio Sertão, Gararu e Nossa Senhora da Glória no Alto Sertão, Siriri no Leste, Pedra Mole no Agreste Central, Salgado no Sul, São Cristóvão e Aracaju na Grande Aracaju, a série de apresentações serão finalizadas na capital.
Diferentes grupos da Orquestra percorreram quilômetros pelas estradas do nosso estado levando música para centenas de moradores destas cidades, muitos que nunca tinham tido a oportunidade de assistir uma orquestra de perto. O Circuito Musical ‘Destino Sergipe’ fez parte de um projeto de Circulação da Orquestra Jovem de Sergipe através de um Termo de Fomento por intermédio da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), decorrente de uma Emenda Parlamentar do ex Deputado Federal, Fábio Mitidieri.
A série de apresentações começou em junho e será finalizada agora em dezembro com um grande concerto natalino para aracajuanos e turistas na capital sergipana. No repertório música clássicas, solos de instrumentos de corda, canções populares, inclusive sergipana, e não poderia falta também músicas natalinas para agradar a todos os público. Com orquestra e coral, e regência do maestro Marcio Bonifácio, cerca de 50 músicos e coralistas apresentarão um belo espetáculo para fechar o circuito com chave de ouro.
O maestro da Orquestra Jovem de Sergipe, Marcio Bonifácio, destacou que esse circuito trouxe uma experiência única para os meninos e meninas que fazem parte do projeto. “Muitos deles nunca tinham saído de Aracaju e poder ter a oportunidade de viajar, e se apresentar em outro município do nosso estado foi muito especial. Levar música clássica para lugares e pessoas que nunca tiveram o contato com uma orquestra é gratificante. Essa exepriência com certeza não será esquecida por nossos alunos e desejamos que cada vez mais a Orquestra Jovem chegue a diferentes lugares do nosso estado, e quem sabe proque não também do nosso país”, disse Marcio Bonifácio.
ORQUESTRA JOVEM DE SERGIPE
A Orquestra Jovem de Sergipe é uma realização do Banese, através do Instituto Banese e do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Assistência Social, Inclusão e Cidadania, com patrocínio da Energisa e do Santander, através da Lei de Incentivo à cultura, do construtor de vendas CVCRM e do Banese Card. Conta com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e apoio da Prefeitura de Aracaju e da Digital Fiber.
O projeto tem como principal objetivo proporcionar a 260 crianças e adolescentes, de 07 a 18 anos, dos bairros Santa Maria e 17 de março, a iniciação e o aprimoramento musical por meio do estudo de instrumentos de cordas, sopros, percussão, canto coral e musicalização, promovendo um encontro com a música clássica e abrindo portas para a profissionalização. Colecionando em seu currículo apresentações com artistas renomados como: Vanessa da Mata, Erasmo Carlos, João Ventura, Saulinho Ferreira e Orquestra Sinfônica de Sergipe, e com apresentações em diferentes lugares na capital e interior do Estado.