1ª EcoFeira Multicultural Velho Chico reúne mais de 100 expositores em Santana do São Francisco
A partir desta sexta-feira, 14, Santana do São Francisco (SE) se torna ponto de encontro da cultura, arte popular, música e economia criativa. Localizada a 121 quilômetros da capital sergipana, a cidade recebe neste fim de semana a 1ª EcoFeira Multicultural Velho Chico, evento que reúne mais de 100 expositores da região em uma programação que segue até o próximo domingo,16, sempre das 15h às 22h, no Espaço de Eventos do município.
Ao longo dos três dias, os visitantes podem conhecer de perto o talento dos mestres e mestras do artesanato local, em peças admiradas nacional e internacionalmente, e que traduzem a identidade cultural do povo ribeirinho . Além da exposição e venda de produtos, a Eco Feira também conta com apresentações musicais, feira gastronômica, cinema ao ar livre e o concerto do Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica de Sergipe, levando ao público uma experiência que une tradição, arte e sustentabilidade às margens do Velho Chico.
A feira é parte integrante do projeto “Velho Chico: Territórios Criativos”, produzido pelo Instituto Caravana, que ao longo da semana promoveu uma série de atividades formativas e ambientais no município. Entre os dias 11 e 13 de novembro, mais de mil alunos da rede pública municipal de ensino participaram de oficinas arte-educativas, palestras e ações de conscientização ambiental, com foco na valorização do patrimônio ribeirinho e no uso sustentável dos recursos naturais. Também foi realizado o plantio de mudas nativas às margens rio São Francisco e o mapeamento das nascentes localizadas no município.
O projeto é realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, com patrocínio da TAG – Transportadora Associada de Gás, e conta com o apoio do Governo de Sergipe e da Prefeitura Municipal de Santana do São Francisco. A iniciativa reafirma o papel da arte como instrumento de transformação social e fortalece o artesanato como símbolo de identidade, memória e pertencimento das comunidades às margens do Velho Chico.
1ª ECO FEIRA MULTICULTURAL VELHO CHICO
Sexta-feira (14/11)
10h - Entrega dos estandes com o kit do artesão e orientação sobre o funcionamento da feira, por Suzana Souza - Diretora Executiva do Instituto Caravana
11h - Palestra sobre Sustentabilidade no Agronegócio com Cristiano Silva - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)
12h - Palestra sobre Pesca no Rio São Francisco com a Dra. Jeisikailany Oliveira - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
13h - Palestra sobre Apicultura e Meliponicultura Profissional no Estado de Sergipe com a Pâmela Conceição - Associação dos Meliponicultores e Apicultores de Sergipe (Asmase)
14h - Palestra sobre Precificação de Artesanato com o Sebrae
15h - Abertura oficial com fala de Autoridades, Parceiros e Patrocinadores com apresentação da Secretaria de Meio Ambiente (Elisangela Bastos)
16h - Apresentação Musical do DJ Local Welitinho
19h - Grupo de Capoeira Raízes de Vila Nova Neópolis
20h - Apresentação Musical de Maxilene Cruz (Voz e violão - MPB)
Sábado (15/11)
6h - Velho Chico Run
10h - Palestra sobre Segurança Alimentar e Nutricional com Ana Patrícia, Engenheira de Alimentos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe - Emdagro
11h - Palestra sobre os desafios, impactos e mistérios submersos do plástico no Rio São Francisco, com o Professor Icaro Freire - Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento do Baixo São Francisco Sergipano
12h - Oficina de Olaria com Wellington Noe, do Grupo Carrapicho
15h - Apresentação Musical do Artista Kenny Pietro - MPB e pagode
17h - Apresentação do grupo Guerreiro do Mundeu da Onça, de Neópolis
18h - Apresentação Musical do DJ Local Welitinho
20h - Apresentação Musical do Grupo Kiphop (MPB, RAP, Samba e Pagode)
Domingo (16/11)
10h - Mesa Redonda sobre Turismo Ecológico
15h - Sessão de Homenagem da 1ª Eco Feira Multicultural Velho Chico
17h - Apresentação Musical do Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica de Sergipe
18h - Exibição Cultural de Grupo Folclórico oferecido pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap)
19h - Exibição de Cinema com Apresentação de Curtas Metragem oferecido pela Funcap