Aracaju (SE), 23 de novembro de 2024
POR: Carla Passos
Fonte: Carla Passos
Em: 02/08/2021
Pub.: 03 de agosto de 2021

Com a França reaberta para brasileiros, que tal conhecer a Riviera? :: Por Carla Passos

Nesse roteiro traremos opções mais econômicas de hospedagem e de circulação na região e outros roteiros na França.

Mônaco é outro país, mas fica dentro da Riviera (Foto: Carla Passos)

Mônaco é outro país, mas fica dentro da Riviera (Foto: Carla Passos)

Riviera Francesa também conhecida como Costa Azul ou Côte d’Azur  é considerada uma das regiões mais luxuosas e mais caras do mundo. Mas calma, nesse texto nós vamos mostrar como visitar a região, inclusive Mônaco, pagando valores mais compatíveis com o orçamento da maioria dos brasileiros. Agora que a França reabriu para brasileiros totalmente vacinados, você pode viajar para a região. No post ainda vou dar dicas de outras regiões para visitar na França.

Detalhe: apesar de a região ser conhecida por suas belas praias, eu visitei no inverno. Graças a sua localização, a Riviera é mundialmente conhecida pelo seus invernos suaves e verões ensolarados, está protegida dos ventos fortes que vêm da região Norte, proporcionando temperaturas máximas de 30 graus durante o verão e mínima de 10 graus durante o inverno. Por esse motivo, é possível visitar a Costa Azul em qualquer época do ano. 

A primeira dica é escolher uma base em uma localização que facilite o trânsito pela região. Inicialmente havíamos pensado em circular de carro, mas como ainda iríamos para a Provence e depois Barcelona, devolver o carro na capital da Cataluña encareceria bastante a viagem, então optamos por circular de trem. Escolhemos a cidade de Nice, que é maior e mais central, como base e nos hospedamos no Ibis bem pertinho da estação de trem no Centro.

Linda cidade de Nice, que é bem mais que um balneário e pode ser visitada em qualquer época do ano (Foto: Carla Passos)

Linda cidade de Nice, que é bem mais que um balneário e pode ser visitada em qualquer época do ano (Foto: Carla Passos)

Como teríamos quatro dias para conhecer a Riviera, escolhi mais duas cidades: a luxuosa Mônaco e Cannes. Obviamente, ficar hospedado em Mônaco é a melhor maneira de realmente conhecer o principado, mas como o orçamento não permitia, fazer um bate e volta vale super a pena.

Começamos nosso roteiro pela cidade base: Nice. Foi nossa primeira parada ao chegar na Europa, portanto, estávamos bastante cansadas de conexões de voo e longo trajeto do aeroporto de Milão até a Riviera. Como chegamos de madrugada, dormimos e fomos a pé para a famosa Promenade des Anglais (Passeio Inglês). Anteriormente um resort favorito para os ingleses durante os meses de inverno, é hoje a mais famosa atração turística da cidade.

Conhecendo a decoração de Natal de Nice (Foto: Carla Passos)

Conhecendo a decoração de Natal de Nice (Foto: Carla Passos)

Eu nunca vou esquecer da deliciosa sensação de sentar em um restaurante à beira mar e saborear, depois de uma longa viagem, um delicioso prato de peixe com legumes e azeite, acompanhado de vinho. Lá você vai encontrar diversas opções de frutos do mar, típicos da culinária mediterrânea. Mas não saia da cidade sem provar a culinária niçoise, começando pela Salade niçoise: grande clássico de Nice, com atum, tomate, salada e outros vegetais crus, anchovas, ovos cozidos, azeitonas niçoises e, claro, vinagrete de azeite. Outra opção é Pan Bagnat, uma versão sanduíche da salada niçoise. De sobremesa tome o delicioso gelato “Azzurro”, que está localizado na Praça Rossetti. 

Não é das melhores fotos, mas representa um momento delicioso à beira mar quando chegamos em Nice (Foto: Carla Passos)

Não é das melhores fotos, mas representa um momento delicioso à beira mar quando chegamos em Nice (Foto: Carla Passos)

Já alimentadas, caminhamos pela Promenade des Anglais até o belíssimo  hotel Negresco e à noite fomos ver a decoração da natal pelas ruas do centro de Nice. Outros passeios incríveis que podem ser feitos em um segundo dia é subir até a vista do Monte do Castelo de Nice e para outro destino mais afastado, que é a Catedral Ortodoxa Russa da cidade.

No dia seguinte, fomos a Mônaco, o segundo menor país do mundo. São apenas 2 km², localizados na Riviera Francesa, na divisa entre a França e a Itália. Em alguns mirantes de Mônaco, é possível avistar terras de três países no mesmo cenário. Mônaco é também a nação com maior incidência proporcional de milionários. Você fica impressionado com as casas, prédios, com os automóveis, iates, enfim, um luxo só!

Mônaco é uma cidade luxuosa, essa foto tirei no shopping (Foto: Carla Passos)

Mônaco é uma cidade luxuosa, essa foto tirei no shopping (Foto: Carla Passos)

Nós resolvemos fazer o passeio pela cidade em um ônibus turístico, mais conhecido como Hop-On Hop-Off, é uma ótima opção para quando você tem pouco tempo na cidade. O trajeto de um dia custa 23 euros e tem 12 paradas em lugares como no Cassino Monte Carlo, que é uma das principais atrações da cidade, a Av. Princesse Grace, Novo Museu Nacional do Mónaco, Museu Oceanográfico, Parada do Terminal de Cruzeiros e o Coloque du Palais, onde viveu a Princesa de Mônaco Grace Kelly, estrela de Hollywood. 

O Palácio de Grimaldi, onde hoje mora o príncipe Alberto II. Ele é filho do príncipe Rainier III a quem sucedeu, e de sua esposa, a atriz americana Grace Kelly, famosa pelos filmes de Hitchcock. Ela abandonou a carreira para ser a princesa de Mônaco (Foto: Carla Passos)

O Palácio de Grimaldi, onde hoje mora o príncipe Alberto II. Ele é filho do príncipe Rainier III a quem sucedeu, e de sua esposa, a atriz americana Grace Kelly, famosa pelos filmes de Hitchcock. Ela abandonou a carreira para ser a princesa de Mônaco (Foto: Carla Passos)

No dia seguinte, o bate e volta foi para Cannes, cidade mundialmente conhecida pelo festival de cinema que acontece todos os anos. Também é uma queridinha por turistas que buscam dias quentes e ensolarados no verão francês. Assim como para Monaco, o trem para Nice é uma viagem curta de apenas 30 minutos de trem. 

Dá para fazer tudo a pé. Descemos da estação e caminhamos pela cidade até a orla.  Existe um calçadão junto à avenida beira-mar, Boulevard de La Croisette, onde você vai ver lojas luxuosas, hotéis. Caminhamos também até a região portuária (Vieux Port), que tem vários barcos ancorados. Fizemos uma parada para foto no Palácio do Festival de Cinema de Cannes e claro na “calçada da fama”, com as mãos de atores famosos que passaram por ali.

Vejam o tamanho da mão do Stalone, na Calçada da Fama (Foto: Carla Passos)

Vejam o tamanho da mão do Stalone, na Calçada da Fama (Foto: Carla Passos)


 
Além da Riviera, tive a oportunidade de conhecer Paris e a Provence, um antigo sonho realizado. Então que tal  aproveitar a ida para a França para conhecer esses outros destinos?

A Riviera fica bem ao lado da Provence, um dos cantinhos mais magnéticos da Europa desde tempos imemoriais. Feche os olhos e pense em uma casa charmosa, pão fresco para um longo café-da-manhã, passeios de bicicleta, flores, umas taças de vinho e incansáveis experiências gastronômicas. É  assim a Provence, no Sul da França. Como adoro o interior da Europa, resolvi conhecer a região. Infelizmente minhas férias foram no inverno e não deu para conhecer de perto os campos de lavanda, o que é possível fazer no verão. Confira aqui todas as dicas sobre a Provence.

Você pode começar sua viagem por Paris, a cidade luz para colocar em prática o mais parisiense dos verbos: flâner, que significa flanar, caminhar ao acaso. Assim você vai se deparar com os principais cartões postais sem esperar. Garanto que é uma experiência inesquecível. No primeiro dia na cidade resolvemos colocar essa experiência em prática. Confira aqui.

Outra dica é enveredar pelo país vizinho, a Suíça que também está aberta para brasileiros. Na  as paisagens são deslumbrantes. De vales verdes a lagos turquesa, passando pelos Alpes nevados, aproveitar o turismo na Suíça é como fazer parte de um conto de fadas. Sua força econômica se reflete no perfeito funcionamento de suas cidades que, além de contarem com a ajuda da natureza, ainda têm com uma arquitetura encantadora. Confira as mihnas experiências na Suíça aqui.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação