Como um título pode fazer diferença na escolha do seu clique :: Por Raquel Almeida
Raquel Almeida*
Como um título pode fazer diferença na escolha do seu clique (Imagem: Divulgação)
Sim, um leitor comum demora, em média, cinco segundos para ler um título e decidir se vai clicar ou não naquela notícia. Ele passa os olhos pelas páginas de um jornal (ou site) saltando de título para título até algo lhe chamar a atenção. Em geral, títulos chamativos são os mais clicados.
A “regra” jornalística é clara: um bom título deve ser simples, conciso, claro e atrativo. Esses devem ser um resumo da notícia que se segue. Porém, muitas vezes vamos encontrar títulos que dizem mais do que as notícias ou que não dizem nada relacionado ao que é noticiado. Sem deixar de falar naqueles que exageram num título para uma notícia pífia, em busca de um clique.
A função principal do título é captar a atenção do leitor, fazendo com que ele se sinta motivado a clicar e lê-lo, talvez até mesmo compartilhá-lo na web ou em redes sociais. Por muitas vezes, o que fará o leitor optar pelo seu texto dentre tantos outros será o apelo do título.
No entanto, a necessidade de reunir numa única frase o assunto da notícia de forma apelativa, esclarecedora e fiel, não é tarefa fácil. Junte a isso a necessidade de se adaptar o título ao SEO Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos, gerando tráfego e autoridade dos mecanismos de busca, a exemplo do Google.
Usar a estratégia de SEO no título é apenas um dos vários elementos que um jornalista de web, um copywrite ou qualquer pessoa que queira que seu texto tenha expansão de alcance do material precisam conhecer.
O título precisa ter palavras-chave, que são, resumidamente, termos que definem o contexto principal da matéria. E essa escolha de palavras fará com que o conteúdo seja encontrado nos mecanismos de busca.
Quando se trata de SEO, existem algumas dicas na hora de definir títulos: opte por um título simples; use palavras-chave; escreva títulos exclusivos; mantenha uma média de 55 a 60 caracteres; use o nome da sua empresa ou marca com sabedoria; descreva o conteúdo da sua página da melhor maneira possível.
Ah! Não esqueça da Urgência. O caráter de urgência mostra que determinada notícia tem um impacto significante. E seus leitores estarão propensos a salvar seu texto para ler em outro momento e, provavelmente, nunca mais irão acessá-lo. Então, como tudo na internet, seu título precisa ser urgente. Use palavras como “agora”, “somente hoje”? etc.
Há quem acredite que todas essas regras são bobagens, mas lembre-se de que estamos tratando de web, máquinas, códigos e algoritmos. E, sim, eles também têm relevância neste mundo virtual.
Então, confie em mim e dedique alguns minutos extras para criar o título certo para sua postagem.? Você vai se surpreender com os resultados.
*Raquel Almeida é jornalista, assessora de comunicação, social media e editora experiente. Mais de 20 anos trabalhando na área de Comunicação, dentre eles 14 anos como editora do Portal Infonet. Especializada em Comunicação Digital, Web Jornalismo, Novas Mídias e EAD