FLUTUANTE Clube de Aventureiros - 900 x 450
Aracaju (SE), 31 de janeiro de 2026
POR: Raquel Almeida
Fonte: Raquel Almeida
Em: 06/10/2021 às 22:12
Pub.: 07 de outubro de 2021

O que aprendemos com a queda do Facebook :: Por Raquel Almeida

Raquel Almeida*

O que aprendemos com a queda do Facebook (Imagem: Reprodução)

O que aprendemos com a queda do Facebook (Imagem: Reprodução)

A queda global, na última terça-feira, 04, do WhatsApp, Instagram e Facebook, que pertencem ao conglomerado Facebook de Mark Zuckerberg, foi explicada pela empresa como uma falha interna: um defeito durante alteração em suas configurações. A plataforma informou também que não houve um ataque hacker nem vazamento de dados de usuários.

Não faltaram especialistas para explicar o apagão e a possibilidade levantada por muitos foi de um erro de DNS - Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínios) - em que um computador com uma espécie de banco de dados relaciona o endereço "nominal" ao endereço real para poder acessá-lo. Quando ocorre uma falha em um desses servidores, o endereço IP fica fora de alcance. É como se o "GPS dos sites” não conseguisse encontrar a rota para levar os usuários até as páginas. 

Mas é claro que não podemos deixar de achar estranho que isso tudo ocorreu um dia após uma ex-funcionária fazer denúncias sérias contra o Facebook. E também  pela queda geral ocorrer na mesma semana em que o Facebook é centro de uma discussão econômica, ética e moral dentro dos mercados financeiro e de mídias nos EUA.

Bem quando a empresa está enfrentando uma série de acusações, após divulgação das reportagens do Wall Street Journal, que revelaram que o Facebook sabia sobre os problemas com seus produtos, dentre eles o Instagram causar danos à saúde mental de adolescentes e propagar desinformação sobre os eventos no Capitólio, em janeiro deste ano. Além das discussões nos EUA  sobre o Facebook manipular seu próprio algoritmo para trazer cada vez mais ódio (discussões ferrenhas e polarização) e, com isso, mais engajamento, sem se preocupar com o bem comum.

Todos esses acontecimentos nos fazem refletir se ocorreu mesmo uma falha interna numa semana “errada” ou se foi uma jogada de marketing do Facebook para lhe mostrar a dependência destes aplicativos (de redes sociais e mensagens instantâneas). Levantando a discussão de que, se estas empresas tiverem qualquer espécie de regulamentação externa, podem romper a função que têm hoje em dia na comunicação e entretenimento.

Não podemos deixar de ressaltar o peso desses aplicativos para o funcionamento de algumas empresas, que os utilizam para divulgar seu trabalho e se comunicar. Sabemos como o Whats App revolucionou a nossa forma de nos comunicar.

Pensando no que ocorreu, o que sugiro é que você diversifique sua comunicação. Se a comunicação com a sua comunidade está concentrada em um só lugar, é provável que tenha tido um dia péssimo. E o mais preocupante é o impacto que isso possa ter causado no seu negócio.

Ressalto a importância de construir uma comunidade engajada, pois se ela for fiel à sua marca, não importa o meio de comunicação que vocês irão utilizar. É neste momento que entendemos que sua marca precisa ser de fato multimídia.

Outros posts

Não é a primeira vez
Falhas nos serviços do Facebook não são inéditas: só este ano, os apps tiveram instabilidade pelo menos três vezes, em março, junho e setembro. Geralmente, as redes sociais voltam a funcionar em menos de duas horas. No blecaute desta segunda, foram quase sete horas sem retorno, o que não é comum.

Memes
Para variar, a queda global destes três aplicativos foi motivo de divulgação de vários memes pelo twitter e telegram.

*Raquel Almeida é jornalista, assessora de comunicação, social media e editora experiente. Mais de 20 anos trabalhando na área de Comunicação, dentre eles 14 anos como editora do Portal Infonet. Especializada em Comunicação Digital, Web Jornalismo, Novas Mídias e EAD.


Notícias Indicadas

'Abba Experience In Concert' chega a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação