A expertise no relançamento da marca "Boca Rosa" :: Por Raquel Almeida
50 tons de BR - Foto: Imagem campanha/Redes sociais de Bianca Andrade
O relançamento da marca envolve mais do que uma simples mudança estética, é uma estratégia de branding bem pensada. O nome da marca foi simplificado, passando de Boca Rosa Beauty para Boca Rosa, com a abreviação BR, mais brasileiríssima não há!
Bianca, carinhosamente apelidada de "Boss" por sua equipe e seguidores, investiu R$ 30 milhões de seus próprios recursos para relançar a marca de forma independente, após encerrar sua parceria com a francesa Payot. O objetivo é audacioso: alcançar um retorno de R$ 120 milhões até o final do ano.
A nova fase da Boca Rosa também inclui um reposicionamento estratégico no mercado. A marca agora se posiciona como uma solução prática para a mulher moderna, oferecendo produtos de alta qualidade, acessíveis e fáceis de usar. Bianca destacou que a nova linha terá a maior gama de cores na linha de pele dentre as marcas brasileiras, com foco em atender a diversidade das peles da mulher brasileira. A base foi desenvolvida em colaboração com o maquiador Tassio Santos, especialista em maquiagem para pele negra.
A escolha da embalagem com cores neutras foi feita para destacar a cartela de cores dos produtos, enquanto o icônico símbolo da boquinha rosa aparece em pontos estratégicos das embalagens. Em paralelo, o marketing “brinca” com o lançamento das cinquenta cores de bases (stick pele), apelidando-as de ‘50 cores de Boca Rosa’, abreviado na internet por ‘50 cores de BR’, fazendo alusão aos 50 tons de cinza. Genial, né?
Apesar das críticas iniciais, Bianca usou a polêmica a seu favor, aumentando a visibilidade da marca com toda a discussão sobre a embalagem cinza e "morna". A empresária sempre foi conhecida por sua capacidade de transformar adversidades em oportunidades e está utilizando as críticas como combustível para promover ainda mais a nova marca. Com isso, ela já apresentou em suas redes sociais o segundo produto da marca, um stick multifuncional, que pode ser usado como blush, batom ou sombra. O produto vem em nove cores apelidadas com o nome de cidades brasileiras e, com a mesma qualidade da base: é vegano, não testado em animais, dermatologicamente e oftalmologicamente testado, não comedogênico, hipoalergênico e contém vitamina A.
Reforçando ainda mais sua marca na internet, a nova Boca Rosa será apresentada oficialmente em uma live agendada para o próximo dia 25 de junho, em que os espectadores precisam se cadastrar (deixando seus dados de nome, telefone e e-mail) para participar e poder comprar os produtos antecipadamente.
Além disso, a estratégia de lançamento da Boca Rosa envolve uma forte presença no e-commerce e em grandes lojas de beleza e vestuário, como Sephora, Renner, Riachuelo e C&A. Bianca Andrade sonha em ver sua marca ao lado de gigantes internacionais como Fenty Beauty e Kylie Cosmetics, e está determinada a revolucionar o mercado de beleza no Brasil e, eventualmente, no mundo.
Ela mesma diz que você pode até não gostar dela, mas ela sabe fazer maquiagem. E eu não posso confirmar isso, mas posso dizer que ela sabe fazer marketing e deu aula de branding ao consolidar sua nova marca. Isso com certeza!
Conheça aqui um pouco mais da campanha!
Link: https://www.instagram.com/p/C8UnSESRQi2/?igsh=a2dtMXowbWRxZTU3
Raquel Almeida é jornalista, assessora de comunicação, social media e editora experiente. Mais de 20 anos trabalhando na área de Comunicação, dentre eles 14 anos como editora do Portal Infonet. Especializada em Comunicação Digital, Web Jornalismo, Novas Mídias e EAD