Aracaju (SE), 26 de janeiro de 2026
POR: Marcio Rocha
Fonte: Marcio Rocha
Em: 01/08/2020 às 08:00
Pub.: 31 de julho de 2020

O início do retorno :: Por Marcio Rocha

Marcio Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)

Marcio Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)

O estado estava prestes a entrar numa situação de caos, com as atividades econômicas fechadas há 130 dias, devido à transmissão do coronavírus que atingiu quase 60 mil pessoas e infelizmente matou mais de 1.400 sergipanos. Contudo, não somente a vidas estavam, como ainda estão, em risco, os empregos e seus sustentadores, as empresas também estavam entrando num ritmo de proximidade com o colapso. Haja vista os 20.775 pedidos de seguro-desemprego realizados no período da pandemia e os mais de 14 mil desempregados formais do estado no semestre, segundo dados do Ministério da Economia.

A decisão do COGERE de anteontem vem dar uma luz para que esse problema comece a ser amenizado e se inicie um processo de recuperação, quase que um reinício das atividades econômicas no estado. Para que as empresas voltem a funcionar dentro das regras necessárias para que retornem ao ofício, protegendo as vidas das pessoas e salvando os meios de sustentá-las, os postos de trabalho. O início do retorno do funcionamento do comércio promove alívio para diversas categoriais profissionais que estavam na iminência de sofrerem os impactos diretos da pandemia, bem como alimenta a esperança de que o “novo normal” começa com o objetivo de fazer com que recuperemos a confiança no mercado.

Com o início da retomada, espero que o índice de confiança do empresário do comércio, apresente também indicadores mais positivos. Lembro-me que quando começamos o ano, o ICEC, medido pela CNC e analisado pela Fecomércio-SE, apontava 126,2 pontos, o que mostrava a grande confiança do empresário no ano. Hoje, estamos com meros 73,7 pontos. Dentro desse indicador, 93,8% dos empresários sergipanos apontam que a condição da economia piorou. Isso mostra como o desânimo abateu nosso mercado, por consequência todo o fluxo econômico de Sergipe.

Sergipe perdeu mais de 145 milhões de reais em impostos a serem arrecadados com essa pandemia, o comércio deixou de vender aproximadamente um bilhão de reais e isso é foi um duro golpe para o governo, para as empresas e para os trabalhadores. A fórmula da costura entre ocupação de UTIs e leitos hospitalares e abertura do comércio aplicada na nova redação do decreto vai fazer com que possamos acelerar a retomada gradativa das atividades comerciais, pois estamos há três semanas com estabilidade em ocupação de leitos de UTI e enfermarias, foi uma decisão inteligente para usar como parâmetro.

Agora cabe a cada um de nós para fazer a nossa parte, respeitando o distanciamento social, ajudando na prevenção da doença, lutando para impedir que a taxa de contágio cresça e trabalhar o processo recessivo da doença no estado. Quanto mais fizermos isso, mais rápido teremos todas as atividades voltando a funcionar. Estamos ainda apenas no início do retorno, mas já é um grande passo para quem estava acelerado rumo a uma catástrofe. 


Notícias Indicadas

CONVITE: Lançamento do livro "Command Center, IA e outros Avanços Tecnológicos na Radiologia Médica"

"Aracaju Tropical Run 2026” agita capital em corrida na praia

The Beatles Reimagined retorna aos palcos com espetáculo imersivo no Teatro Tobias Barreto

Benito Di Paula em Aracaju com a turnê "Do Jeito que a Vida Quer"

Falta de lei não impede redução de jornada de servidor com filha autista

OAB/SE prorroga prazo de regularização para garantir descontos na anuidade 2026

Madereta de Lagarto apresenta programação da 12ª edição

Propriá realizará a maior Romaria e Festa de Bom Jesus dos Navegantes do estado

Boleto do IPTU pode ser impresso no Portal do Contribuinte

Conheça os melhores destinos em Sergipe - Pontos Turísticos

Prefeitura de Aracaju prorroga prazo da cota única do IPTU com desconto de 7,5% até 6 de fevereiro

Maior exposição de tubarões do Brasil chega a Aracaju

Entenda mudanças na aposentadoria em 2026

Fazer comunicação em um mundo em mutação :: Por Shirley Vidal

Veja faixas e alíquotas das novas tabelas do Imposto de Renda 2026

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação