FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 03 de novembro de 2025
POR: Marcio Rocha
Fonte: Marcio Rocha
Em: 10/10/2020 às 08:00
Pub.: 09 de outubro de 2020

Enfim, a recuperação :: Por Marcio Rocha

Marcio Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)

Marcio Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)

Com a apresentação dos números de crescimento das vendas do comércio varejista restrito e ampliado de agosto, o comércio sergipano mostra que está em um processo de franca recuperação. O mês de agosto apresentou um crescimento real no varejo ampliado (prefiro esse indicador, porque mostra todas as atividades comerciais), de 3,3% diante de agosto de 2019. Foi o primeiro mês de real crescimento em que as vendas superaram o ano anterior e isso deve ser comemorado como uma grande vitória.

Vitória porque a sinalização do crescimento das vendas acontece em um momento no qual o comércio se recupera de forma ainda cambaleante do que foi a maior catástrofe econômica do estado, a pandemia da COVID-19, que levou ao fechamento das atividades comerciais por um longo período, no qual também a doença cresceu assustadoramente. Vitória porque as atividades econômicas voltaram a funcionar gradativamente em um período no qual a doença ainda estava em alta taxa de transmissão, o que indica que mesmo com a doença se alastrando, as lojas não precisavam ter sido fechadas por tanto tempo. Foi uma situação extrema que requereu uma medida extrema, mas necessária, mesmo com o prolongamento excessivo de tempo. 

Os indicadores da Pesquisa Mensal do Comércio mostram que as pessoas voltaram as compras de forma gradativa, tal qual foi a abertura da economia. As pessoas recuperaram a confiança nas compras e os estabelecimentos comerciais entenderam que o momento de recuperação estava chegando. A confiança do consumidor é o mais importante nesse momento, pois se os consumidores voltaram para as lojas, é porque as oportunidades de compra estão mais frequentes e as empresas com maior vontade de voltar a crescer. Esses fatores são fundamentais para que possamos seguir num processo de crescimento das vendas de modo constante. O comércio está animado com esse dado, e o público querendo seguir mais para as compras. 

De calçadões cheios de pessoas e lojas fechadas, como aconteceu no período mais intenso da pandemia, hoje temos lojas abertas, alguns negócios reabrindo e investimentos nos estoques. Com a presença das mesmas pessoas que estavam indo ao Centro de Aracaju, o fator mais importante. Isso eleva a confiança do empresário de que dias melhores chegaram. Lembram do que comentei na primeira semana de agosto na coluna? “Dias melhores virão e estão próximos”. Pois é. Eles chegaram!

“Enquanto a doença retrai, a economia vai voltar a crescer. Na verdade, se recuperar, pois o ano econômico está perdido para todos. Famílias, empresas, governos, pessoas, todos estão mais pobres, sofrendo com isso. Entretanto, a reabertura do comércio movimenta todos os setores da economia, serviços, turismo, indústria, agronegócio voltam a elevar sua movimentação para tentar a recuperação. Não vai ser fácil para Sergipe enfrentar isso.” – como disse na coluna de 08 de agosto. 

Bem, não está sendo fácil ainda, verdade. O volume de vendas do ano corrente que chegou a apontar queda de vertiginosos -29%, hoje está em -9,3%. O ano deverá fechar em queda, infelizmente. Contudo, esse índice deverá continuar diminuindo e na melhor das hipóteses fechar em dezembro com queda leve, na casa dos 4-5%. Espero que esteja enganado e a margem seja ainda menor, pois quanto mais nos aproximarmos do volume de vendas do ano passado, melhor será para as empresas e para os trabalhadores. Enfim, temos uma real recuperação no ciclo econômico do comércio de Sergipe, o que inspira novos ares de esperança e temos mais três meses que são historicamente bons de vendas para o comércio. Vêm aí Black Friday, Natal Iluminado e a temporada de promoções para estimular o consumidor a seguir rumo às lojas para as compras. E isso vai fortalecer todo nosso processo econômico, porque a recuperação nas vendas significa por correlação a recuperação dos empregos de nosso povo, como reação em cadeia.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação