Sergipe eleva estoque de postos de trabalho em setembro :: Por Marcio Rocha
Marcio Rocha (Foto: Arquivo Pessoal)
Esse dado ajuda a aliviar um pouco as dificuldades que temos enfrentado no que tange ao estoque de empregos, já que ainda estamos com -11.347 vagas fechadas no somatório do ano. Esse dado já foi pior, quando ao longo do ano, o desemprego atingiu quase 16 mil pessoas. Os danos da crise ainda serão sentidos por muito tempo, até que se apresente uma recuperação mais consistente. Entretanto, o mercado sinaliza através dessas contratações, que estamos em um processo de melhoria diante do que vivemos nos tempos sombrios em que a morte assola as famílias, as pessoas, os negócios, assola a todos nós. Sinalizando que teremos um natal mais feliz, com novas oportunidades para as pessoas, mais iluminado para nossas vidas. As empresas estão reagindo.
A bem da verdade, não será fácil esse processo de recuperação da economia, mas a maneira como foram distribuídas as vagas no mercado de trabalho, sinalizam uma forte recuperação do comércio A indústria alavancou a recuperação de empregos em setembro com +1.898 vagas; com a agricultura somando +659; construção civil com +524 e um número consideravelmente importante para o comércio, com elevação de +472 novos empregos. No ano passado o setor que havia alavancado a geração de emprego no mês havia sido a agricultura, considerando o período de algumas safras que se aproxima, o comércio empregou na época 286 pessoas. Então com esse crescimento considerável na atividade comercial, entendo que essa poderá ser uma constante no período, com maior crescimento de oportunidades de trabalho dentro do comércio. Provavelmente, teremos nos três meses finais do ano, mais empregos sendo gerados na atividade do comércio.
Isso é bom, pois a elevação do estoque de empregados no comércio, indica que no final da cadeia produtiva, o ânimo é maior e que os empresários estão mostrando mais confiança na situação econômica sergipana. Levando em conta o descrédito generalizado que atingiu todos os setores, principalmente o comércio que ficou com portas fechadas por quatro meses, os indicadores apresentados pela Fecomércio, com o índice de confiança do empresário revertendo sua condição para otimista, temos sim um momento melhor para as vendas, o que por tabela, eleva a vontade de contratar dos empreendedores.
Há duas semanas, havia falado sobre a abertura da temporada de contratações e falava sobre a expectativa de elevação nas vendas e empregos estava em elevação. Isso se confirma pelo segundo mês seguido, com os resultados divulgados. E agora é seguir no ritmo da confiança empresarial, para que possamos ter mais alguns milhares de empregos gerados, para tentar minimizar os estragos da pandemia.