Notas e comentários :: Por Marcio Rocha
IPCA Aracaju
O cenário de variação de preços em Aracaju apresentou queda de preços em quatro dos nove grupos estudados. Sendo o grupo de Comunicação o que apresentou maior redução, com -2,58%; seguido por Transportes, com -1,43%; Alimentação e Bebidas, com -0,23%; e Educação, que registrou queda de -0,01%. Os grupos que apresentaram aumento nos preços foram os de Vestuário, com elevação de +1,12%; Saúde e Cuidados Pessoais, com +0,74%; Despesas Pessoais, com +0,69%; Habitação, que aumentou +0,48%; e Artigos de residência, com majoração de preços de +0,33%.
Deflação há três meses
A inflação em Aracaju ao longo do ano está em +4,60%, sendo um fator interessante para o cenário econômico do estado. Alguns fatores a exemplo da variação para baixo dos combustíveis e energia elétrica puxaram o indicador de preços para a condição de reversão, saindo de inflação para deflação ao longo dos últimos três meses. Entretanto, neste mês a variação foi um pouco menor no cômputo geral, mas o setor de comunicações ajudou a manter o quadro de deflação no estado. A posição do indicador poderá voltar a apontar crescimento por conta de uma possível variação no próprio preço dos combustíveis, a depender do comportamento do mercado internacional e da arbitragem local dos preços. Mas isso não tira o brilho da recuperação econômica clara que Sergipe está apresentando nesse momento.
Boa opção para crédito
A plataforma de empréstimo pessoal Vivo Money já concedeu mais de R$ 160 milhões aos clientes da Vivo, desde que foi lançada há dois anos. O serviço é oferecido como opção de pagamento para a compra de smartphones e acessórios nas 1.7 mil lojas da Vivo em todo o Brasil. É o bom e velho crediário, uma opção para consumidores que não têm cartão de crédito (ou cujo limite é baixo) parcelar a compra de um smartphone. Além disso, com o Vivo Money é possível obter empréstimo pessoal de até R$ 50 mil para ser usado com qualquer finalidade. A taxa de juros começa em 0,99% ao mês e o pagamento é entre seis e 36 meses, conforme análise de perfil de crédito do cliente. A plataforma tem sido uma boa alternativa para as pessoas que desejam contratar crédito a juros baixos e com valores menores. Isso tem sido um fator para tirar as famílias do sufoco com dívidas de pequeno, médio e grande porte. Com isso, a operadora de telefonia se destaca das demais, ampliando seu leque de produtos e serviços para os clientes.
Endividamento e inadimplência
Os números da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio e analisada pela Divisão Econômica do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe, apresentaram estabilidade em setembro. De acordo com os resultados apresentados, o indicador de endividamento familiar reduziu -0,8 pontos percentuais, saindo de 79,9% para 79,1%, marcando a estabilidade entre os meses de setembro nos anos de 2021 e 2022. A pesquisa considera dívida quaisquer compromissos que as famílias tenham contraído para pagamento. A análise da Fecomércio aponta que de cada 100 famílias pesquisadas pela CNC, com base na apuração dos dados feita em Aracaju, 79 assumem possuir dívidas. Considerando como inadimplentes, as famílias com contas atrasadas há mais de 90 dias que assumiram não ter condições de pagar, o indicador da pesquisa aponta diminuição de -1,5 ponto percentual, saindo de 5,9% para 4,4% nesse cenário. O que indica que, no cômputo geral das informações, o número de famílias inadimplentes caiu de 4 para 3 em setembro deste ano, no período comparativo com o ano anterior.
Recuperação de crédito
Para ajudar as pessoas e empresas a recuperarem créditos ativos e prescritos, ajudando na saúde financeira familiar e empresarial, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, em parceria com a Câmara de Mediação e Arbitragem – Media, desenvolveu um aplicativo para as pessoas negociarem suas dívidas com empresas, bancos, operadoras de crédito e financeiras. O app Media Resolve oferece o serviço de mediação a arbitragem para que sejam encontradas as melhores soluções, de forma rápida e eficiente para que as pessoas possam ter seu nome limpo, crédito recuperado e voltem ao mercado de consumo. Estamos em um momento de recuperação dos postos de trabalho no estado, o emprego com carteira assinada está crescendo. Contudo, muitas famílias se endividaram, ficaram com contas atrasadas ou inadimplentes e estão fora do mercado de crédito por conta disso. Então, a Fecomércio, juntamente com a Media desenvolveram esse sistema que pode resgatar o consumidor, fazendo com que ele limpe seu nome e volte a consumir. As possibilidades de acordo são infinitas, fazendo com que a pessoa pague sua dívida sem precisar comprometer seu orçamento e se recolocando no universo de compras a crédito. Esse modelo é único no Brasil e já apresenta resultados consideráveis desde seu lançamento.