Aracaju (SE), 24 de novembro de 2025
POR: Habacuque Villacorte
Fonte: Panorama Sergipe
Em: 24/11/2025 às 03:37
Pub.: 24 de novembro de 2025

Debates sobre segurança beneficiam Alessandro e fortalecem André David :: Por Habacuque Villacorte

O primeiro se fortalece para o Senado e o segundo pode até disputar o governo

Alessandro Vieira e André David- Fotos: Reprodução | Panorama Sergipe

A discussão em torno da necessidade de uma política nacional de Segurança Pública mais eficiente e mais rígida no combate ao crime organizado, somada à imposição das forças de segurança em Sergipe, tem visivelmente contribuído para a ascensão de alguns nomes na política do Estado, como do senador Alessandro Vieira (MDB), que vai disputar a reeleição no próximo ano e hoje responde pela relatoria da CPI do Crime Organizado.

Além disso, criou-se forte discussão no cenário nacional sobre o projeto de lei Antifacção, com aprovação do relatório do deputado federal Guilherme Derrite (PP/SP), pela Câmara dos Deputados. Para acalmar as preocupações do governo Lula (PT), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UNIÃO/AP), designou Alessandro Vieira para relatar a proposta. A torcida pelo senador por Sergipe é de alguém mais “técnico e equilibrado” e que pode “facilitar as negociações” para a tramitação do projeto.


A postura de Alessandro é bastante controversa, como já comentou este colunista, até pelo histórico eleitoral, tendo sido eleito com apoio massivo do eleitorado bolsonarista e mais conservador em 2018 e agora, desgastado com a Direita, tenta uma aproximação e o convencimento do eleitorado mais de Esquerda e que tem simpatia pelo governo do Partido dos Trabalhadores. Mas com minoria na Câmara Federal, o governo Lula tem que confiar nele para “sofrer menos” no Senado.

Mas independente de Direita ou Esquerda, é fato que a discussão envolvendo a Segurança Pública e as duas relatorias foram positivas para Alessandro Vieira, que ganhou ampla visibilidade nos últimos dias e que tem uma linha de combate ao crime que agrada a maioria do eleitorado. É inegável que o senador por Sergipe faz a política do individualismo, mas como sua pré-candidatura do próximo ano pode ser “independente”, talvez sua estratégia esteja no caminho certo...

Mas não é apenas Alessandro quem está “surfando” nesta discussão sobre esse tema. O secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania de Aracaju, André David, pré-candidato a deputado federal pela oposição e avaliado pela população como um dos melhores auxiliares da prefeita Emília Corrêa (PL), também começa a chamar a atenção e não apenas para a Câmara dos Deputados. Para muita gente ele seria favoritíssimo para figurar entre os mais votados para deputado federal em 2026.


Mas a excelente aceitação do nome de André David no Estado, que tem serviços prestados com eficiência, despertou em setores da oposição a possibilidade de ele ser o pré-candidato do agrupamento a governador do Estado, contra a reeleição de Fábio Mitidieri (PSD), considerando que o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, permanece inelegível, temporariamente, e que Emília não deverá deixar o comando da Prefeitura de Aracaju.

André David já teve uma manifestação recente da prefeita Emília Corrêa valorizando seu capital político pelos serviços prestados à população. Ele também teve um encontro com Valmir de Francisqunho, além de ter uma relação muito amistosa com o ex-senador Eduardo Amorim (PSDB). De repente, com a oposição ainda construindo uma pré-candidatura que possa agregar todo o agrupamento contra Mitidieri, o nome do delegado pode ser uma grata surpresa em 2026. Coisas da política...

Confira coluna completa em Habacuque Villacorte

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação