Programa Primeiro Emprego inicia qualificação prática de turmas do setor varejista
Quase 80 jovens participaram de ação de integração para início do treinamento voltado à atuação nas unidades do Grupo Cencosud
Programa Primeiro Emprego inicia qualificação prática de turmas do setor varejista - Foto: Arthur Soares e César de Oliveira/Governo de Sergipe
A criação de oportunidades de trabalho para os sergipanos segue como prioridade do Governo de Sergipe. Nesta quarta-feira, 24, foi realizada uma ação de integração com 78 jovens que irão iniciar a parte prática do Programa Primeiro Emprego nos supermercados do Grupo Cencosud. O evento foi promovido pelo Governo do Estado via Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), em parceria com o Cencosud.
As turmas que passarão pela parte prática atuarão nas áreas de frente de loja, farmácia e perecíveis. A ação de acolhimento representa mais um passo na formação dos jovens em qualificação, que participaram da aula inaugural em novembro de 2023.
De acordo com o governador Fábio Mitidieri, o programa é um dos eixos que norteiam a política de geração de empregos em Sergipe. "É um momento de oportunidade e transformação. A gente sabe o quanto é difícil o emprego, que é o melhor programa social que existe. Nós buscamos entender a dificuldade do empresário ao contratar e do jovem ao se inserir no mercado. O Programa Primeiro Emprego nasce com o objetivo de conciliar essas necessidades. A gente traz primeiro a experiência técnica, e depois a prática, que é o que começamos agora. Chegou a hora dos jovens entenderem sua verdadeira vocação, porque daqui é possível alcançar muitas outras funções. Agradecemos ao GBarbosa, nosso parceiro no propósito de criar oportunidades", frisou.
Durante a solenidade, foi assinado o decreto que cria o Selo +50. A iniciativa reconhece a contribuição de empresas com mais de 50 anos de existência no estado, que prestaram contribuições relevantes a Sergipe e seu povo. "O Cencosud será homenageada com esse selo, porque é uma empresa que há 59 anos ajuda Sergipe a crescer e se desenvolver", complementou o governador.
O Programa Primeiro Emprego abrange 382 vagas no setor varejista em diferentes segmentos, cada um deles com carga horária de 400 horas. As qualificações contemplam as seguintes áreas: açougueiro; atendente de delivery; auxiliar de limpeza; confeiteiro; fiscal de prevenção; operador de supermercado; operador de farmácia; operador de loja; operador de perecíveis; assistente de logística; assistente administrativo e padeiro.
Para o secretário da Seteem, Jorge Teles, o Primeiro Emprego representa um investimento humano no futuro da população sergipana. "O programa foi pensado nos mínimos detalhes para desenvolver nos jovens todas as aptidões necessárias para ingressar no mercado de trabalho. Muitas empresas querem contratar, mas poucas estão disponíveis para dar a primeira chance. As parcerias foram buscadas pessoalmente pelo governador Fábio Mitidieri, que tem por esse programa um carinho especial. É um dia muito importante, porque os alunos vão colocar na prática o que ouviram em sala de aula, assistidos pelos melhores profissionais do estado. A busca principal é gerar emprego e renda e criar oportunidades", pontuou.
Oportunidades
O diretor da bandeira Cencosud/GBarbosa, Marcos Femia, destaca que o Programa Primeiro Emprego é uma importante via de entrada de trabalhadores no mercado sergipano. "A gente precisa de qualificação de mão de obra para preencher nossas vagas. O programa proporciona que o GBarbosa, através da parceria com o Governo do Estado, tenha acesso a pessoas com tempo de preparação e formação, que efetivamente buscam o crescimento profissional dentro de uma empresa que gera oportunidades", salientou.
Emily Carvalho, de 19 anos, é aluna do curso de Operador de Farmácia. Em sua visão, o Programa Primeiro Emprego é uma grande oportunidade. "A gente sai do ensino médio sem nenhuma experiência. O programa dá uma chance para que a gente possa começar nossa vida profissional e entrar no mercado, além de investir mais em nós mesmos", classificou.
No mesmo curso de Emily, Carlos Miguel dos Santos, de 19 anos, considera que a formação agregará diversas habilidades ao seu currículo. "O programa é como se fosse uma porta que abre várias outras portas. Na parte prática, a gente vai conseguir fazer valer todas as coisas que aprendemos na parte teórica. E ainda tem a bolsa, que nos dá a oportunidade de aprender a gerir nosso próprio dinheiro", ressaltou.
Nayana Araújo é instrutora da turma de Operador de Supermercado, e acompanhou os jovens durante toda a parte teórica do curso. Para ela, o início da parte prática traz grandes expectativas. "Todos estão muito ansiosos. Eles apresentaram um trabalho de conclusão teórica bastante promissor, e agora vão começar a prática com todo o gás. Foi uma experiência muito engrandecedora, com uma linha de conhecimento desenvolvida de forma específica e focada", descreveu.
Programa
O Programa Primeiro Emprego foi lançado em agosto de 2023, com o objetivo de qualificar a mão de obra sergipana e facilitar o ingresso de jovens no mercado de trabalho. A previsão é de que cerca de cinco mil jovens sejam beneficiados pelo programa até 2025.
Para a seleção dos participantes, que vão dos 18 aos 29 anos, são realizadas parcerias com instituições que visam agregar conhecimentos práticos e teóricos do mercado de trabalho aos jovens. Além da qualificação, os selecionados garantem bolsa financeira durante seis meses, sendo R$ 500 para nível técnico/médio e R$ 750 para nível superior.
No caso das vagas disponibilizadas pelo Grupo Cencosud, foi construída uma trilha de conhecimento das aptidões necessárias para o bom desempenho dos jovens. Ao fim da jornada de qualificação profissional, ao menos 30% dos jovens serão contratados com carteira assinada, como determinam os termos do programa.