Cartão Sicredi Empresarial 970x250
Aracaju (SE), 26 de dezembro de 2024
POR: SSP/SE
Fonte: SSP/SE
Pub.: 14 de setembro de 2016

PM/Sergipe realiza intervenção para destruição de artefatos explosivos em Tobias Barreto

Os explosivos foram conduzidos a local seguro para a intervenção, na qual foram detonados dez artefatos.

PM/Sergipe realiza interveno para destruio de artefatos explosivos em Tobias Barreto (Imagem: PM/SE)

PM/Sergipe realiza interveno para destruio de artefatos explosivos em Tobias Barreto (Imagem: PM/SE)

O Esquadrão Antibombas do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar de Sergipe (COE) foi acionado, na manhã dessa terça-feira, 13, para realizar a destruição segura de dez artefatos explosivos em Tobias Barreto, a 127 km da capital. As bombas foram apreendidas em ocorrência policial no município de Poço Verde, cidade localizada a 55km de Tobias Barreto.

A equipe de especialistas se deslocou para o local, levando uma "tolva" (equipamento para transporte de explosivos), a fim de tornar mais seguro o transporte dos artefatos para um local próprio para detonação sem risco para nenhum cidadão. Os artefatos estavam prontos para utilização em práticas criminosas e apresentavam risco altíssimo para a sociedade e para os policiais que estavam próximos desse material.

A principal missão do COE em ocorrências com bombas e explosivos é salvar vidas, depois o patrimônio e, por último, as evidências, de acordo com a doutrina nacional antibombas. Por esses motivos, os artefatos foram devidamente avaliados e destruídos, obedecendo a normas do Exército Brasileiro. O relatório de incidente será enviado aos órgãos da Secretaria de Segurança Pública, responsáveis pela perícia e investigação dos delitos relacionados com o material explosivo.

Recomendações da PM

Em ocorrências com bombas ou explosivos nunca se deve tocar, mexer ou remover os artefatos. A recomendação é isolar o local e chamar a unidade especializada em explosivos por meio do 190. Esse procedimento é de extrema importância para a segurança de todos.
A ação do primeiro interventor (primeira pessoa que avista o cenário do ocorrido) é crucial para fazer valer a doutrina e, com isso, preservar vidas. Lembrando que, a unidade especial habilitada a destrinchar situações de artefatos explosivos é o Esquadrão Antibombas da Polícia Militar do Estado.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação