USF Joaldo Barbosa suspende vacinação após sofrer arrombamento

USF Joaldo Barbosa suspende vacinação após sofrer arrombamento (Imagem: PMA)
De acordo com Guadalupe Ferreira, a invasão a USF Joaldo Barbosa foi percebida pelas funcionárias que chegaram pela manhã para abrir a Unidade. “Os criminosos entraram pela área de ventilação, reviraram os consultórios, arrombaram um armário e a porta da copa de onde furtaram uma sanduicheira. Eles também levaram um ventilador do arquivo e invadiram a sala de vacinação deixando o refrigerador aberto, o que ocasionou o estrago de todas as vacinas que estavam armazenadas”, relatou.
Ainda segundo a diretora, o maior prejuízo desses arrombamentos é para a população. “Infelizmente hoje nós tivemos que suspender a vacinação na Joaldo Barbosa e com isso os usuários é que ficam prejudicados. Mas já estamos tomando todas as providências necessárias para que esse estoque seja reposto o mais rápido possível e, desta forma, a gente volte a atender a demanda de vacinas da comunidade do bairro América”, informou Guadalupe.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já estuda uma série de medidas para tentar coibir esse tipo de invasão nas Unidades de Saúde de Aracaju. “Na semana passada estive reunido com o secretário de Segurança Pública, João Batista, e já estou agendando um encontro também com a Guarda Municipal, porque no meu entendimento nós precisamos de uma ação conjunta para tentar reverter essa situação. Paralelamente, a SMS já estuda a possibilidade de fazer algumas reformas nas Unidades e instalar câmeras de segurança, mas obviamente tudo isso depende de verba”, disse André Sotero.
O secretário da Saúde ressaltou ainda que esses arrombamentos precisam ser investigados para que os autores dessas ações sejam punidos. “Já temos o registro de vários postos sofrendo com esse tipo de crime e com as mesmas características, a exemplo do Onésimo Pinto e Joaldo Barbosa. Ostras unidades da prefeitura também foram invadidas, como a Funcaju, o mirante da 13 de Julho e o arquivo da SMS. É uma estranha coincidência que precisa ser investigada pela Secretaria de Segurança Pública”.