FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 22 de agosto de 2025
POR: SSP/SE
Fonte: SSP/SE
Em: 19/05/2021 às 13:38
Pub.: 20 de maio de 2021

IML estabelece dupla checagem para liberação de corpos

Procedimento obrigatório tem como objetivo diminuir chances de equívocos na entrega do corpo aos familiares.

IML estabelece dupla checagem para liberação de corpos (Foto: SSP/SE)

IML estabelece dupla checagem para liberação de corpos (Foto: SSP/SE)

A liberação de corpos no Instituto Médico Legal (IML) passa a ser feita mediante protocolo de dupla verificação, que será realizada pelo chefe e pelo auxiliar de plantão da instituição. A normativa entrou em vigor a partir da comunicação circular nº 10, publicada nesta quarta-feira (19). O procedimento tem como objetivo garantir que não ocorram equívocos na liberação dos corpos aos familiares pelo IML.

A determinação é assinada pelo diretor do IML, Victor Barros, que explicou que a medida é necessária para certificar que o corpo será entregue à família, sem que aconteçam situações de troca de cadáveres. “O protocolo de dupla checagem é muito utilizado em hospitais e está sendo implementado, nesta quarta-feira, para diminuir as chances de erro na liberação dos corpos”, assegurou.

A Circular nº 10 determina que “o chefe do plantão deverá solicitar ao servidor designado que remova o corpo até a ala de entrega, quando o familiar visualizar o corpo e reconhecer como seu ente, o chefe de plantão deverá conferir a identificação oficial, o protocolo do cadáver e a documentação pertinente. Após, o auxiliar do plantão ratificará a conferência”, estabelece o documento. A Circular também delimita que apenas um corpo, por vez, deverá ser colocado na ala de entrega.


CDL: Mais um benefício exclusivo para nossos associados!

ComfortClin: Nova Clínica Médica e Odontológica chega a Aracaju

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação