Meteorologia Sergipe 2017: "A perspectiva é que seja mais um ano de Seca", diz Overland Amaral
A previsão é que a partir do dia 19, até ao final do mês de janeiro, ocorram chuvas razoáveis, distribuída em todo Estado

Meteorologista Overland Amaral Costa (Foto arquivo: reprodução/Facebook)
Em entrevista concedida ao ClickSergipe, o meteorologista Overland Amaral Costa, ressaltou que a Estação atual, o Verão, traz naturalmente condições de temperaturas mais elevadas de calor. Mas, que fato histórico está intrinsicamente ligado a um fenômeno climático, e que marca a soma de cinco anos consecutivos de seca no Nordeste brasileiro, que são explicados pela atuação do El Niño; e pela não ocorrência do fenômeno climático La Niña - a qual esse último fenômeno é o que favorece bastante a ocorrência de chuvas.
“A perspectiva é que esse ano seja de mais um ano de Seca. Para esses três primeiros meses do ano, pelo próprio Verão, a condição de chuva será reduzida. Ela é uma estação de estiagem e de poucas chuvas comparadas a nossa estação de chuva, entre os meses de abril e agosto. Climaticamente, essa estação é de estiagem, e de predominância em ser uma estação seca”, externou o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semarh).
Overland Amaral salientou ainda que os meses de Janeiro, Fevereiro e Março, de acordo com os modelos climáticos em estudo, a previsão é que Sergipe terá o índice pluviométrico abaixo da média histórica. “Algumas regiões de Sergipe deverão ter uma condição de chuvas em torno da média, especialmente a faixa da Grande Aracaju, Litoral Sul, parte da região Centro-Oeste e Centro Sul. Fato é que algumas dessas localidades receberão mais chuva do que outras, a predominância maior é a falta de chuva no âmbito geral”, reforça e adverte o meteorologista.
Dias melhores...
O cenário atmosférico prevê uma trégua no Tempo e Clima para Sergipe, a tendência é que o cenário fique menos quente a partir desta quarta-feira, dia 19 deste mês de Janeiro. “A previsão é que a partir do dia 19, até ao final do mês de janeiro, ocorram chuvas em todo o Estado. Serão chuvas razoáveis, distribuída em todo Estado e com a mesmas características, pois nós estamos sobre o efeito climático negativo, e as chuvas não terão a intensidade esperada. O índice pluviométrico tende a ser abaixo do esperado”, salientou Overland.
Por: Stephanie Macêdo - Para o ClickSergipe - 17/01/2017 às 16:43
Foto arquivo: reprodução/Facebook