Aracaju (SE), 12 de fevereiro de 2025
POR: Carla Passos
Fonte: Carla Passos
Em: 08/05/1970 às 10:40
Pub.: 12 de fevereiro de 2025

Um roteiro em Paris e Estrasburgo no Natal :: Por Carla Passos

Se quiser combinar as duas cidades, a dica é visitá-las no final do ano porque Estrasburgo tem a decoração de natal mais bonita do mundo

Estrasburgo é famosa por sua decoração de natal - Foto: Divulgação | Carla Passos

A coluna traz hoje um vídeo com todas as dicas sobre o que fazer em Paris, onde se hospedar, o que comer e como se deslocar e é claro, como economizar. Além disso, tem informações históricas e curiosidades sobre os monumentos. Depois segui viagem para a cidade de Estrasburgo, já na divisa com a Alemanha, conhecida por ter a decoração de natal mais bonita do mundo.  Confira:

É a segunda vez que visito a cidade. Na minha primeira vez em Paris, fiquei sete dias por lá e por isso deu para incluir o bairro Montmartre e o Palácio de Versalhes, como mostro nesse texto. Mas nessa segunda vez, eram apenas 4 dias (sendo que um deles não completo) e portanto, o roteiro tinha que ser mais compacto. No entanto, temos o plus de Estrasburgo.

Voltei a Paris para apresentar a cidade para minha mãe e minha tia, por isso, ele está concentrado nos principais ícones arquitetônicos da cidade. Começamos pela Torre Eiffel, que o símbolo de Paris, com 324 metros de altura tem uma história bem curiosa. Você sabia que quando foi construída para a Feira Universal de 1889, a Torre não foi bem recebida pelos parisienses, que a consideravam "inútil e monstruosa"?

Para amenizar a situação, foi decretado um prazo de validade: em 20 anos ela seria desmontada. Mas o seu criador, Gustave Eiffel, sugeriu dar a ela alguma funcionalidade e lá no alto foram instaladas antenas de radiodifusão. E foi isso que salvou a torre!

Tire fotos no trocadeiro e depois vá à rua de La Université, onde você conseguirá aquele clique não posado, com ar natural em uma esquina "qualquer" de Paris. É como se fosse um belo registro despretensioso com a Torre Eiffel ao fundo.

Arco do Triunfo, construído em homenagem às vitórias de Napoleão - Foto: Divulgação | Carla Passos

Depois siga para o Arco do Triunfo, que foi construído a pedido de Napoleão Bonaparte após sua vitória em Austerlitz. Nos moldes dos arcos romanos o monumento serviria para as comemorações das batalhas vencidas. A construção demorou mais de 30 anos e Napoleão não conseguiu passar em vida por ele. Mas em dezembro de 1840, seus restos mortais trazidos da Ilha de Santa Helena, passaram sob o arco antes de chegar a sua cripta no Hôtel Des Invalides.

O Arco do Triunfo oferece uma vista espetacular de Paris. Com 50 metros de altura está localizado na Praça Charles de Gaulle marcando o encontro de 12 grandes avenidas.

Segundo dia 

No segundo dia em Paris você pode ir a Île de la Cité, uma ilha no meio do Rio Sena, onde encontram-se a Catedral de Notre-Dame, que esteve em reforma depois daquele terrível incêndio. A Notre-Dame foi erguida em cima das ruínas de um antigo local de culto celta, que existia ali antes da invasão dos romanos. E ela tem quase 900 anos de existência! 

Notre Dame: reforma concluída - Foto: Divulgação | Carla Passos

Depois segui para a famosa loja de departamento de Paris, as Galeries Lafayette Paris Haussmann recebem cerca de 37 milhões de visitantes todos os anos. Muito mais que um paraíso de boas compras, o espaço atrai também pela belíssima arquitetura e mirante no topo, que tem acesso gratuito e garante uma linda vista de Paris. A visita às lojas — que mais parecem um shopping center — é passeio imperdível tanto para os que querem comprar, quanto para os que buscam um ótimo ponto turístico gratuito para visitar na Cidade Luz.

Terceiro dia

No terceiro dia em Paris nós fomos para o Jardim de Luxembrugo. Foi Maria de Médici, esposa de Henrique IV, quem solicitou a construção do palácio e seus jardins no estilo italiano, já que estava entediada com o Louvre. Entediada com o Louvre? (risos). O palácio transformou-se em prisão durante a Revolução Francesa e mais tarde quartel dos alemães que invadiram Paris e até construíram um bunker nos jardins durante a Segunda Guerra Mundial. Desde 1879 é sede do Senado francês.

Bem perto do Jardim está o Panteão de Paris, que lembra o de Roma. A inspiração do arquiteto Soufflot veio de lá. A ideia inicial era de uma igreja para abrigar o santuário de Santa Genoveva, padroeira de Paris, mas após a Revolução Francesa o local se tornou no que é hoje, um espaço reservado para homenagear grandes nomes da história francesa.

Atrás do Panteão tem uma rua que foi cenário do filme Meia Noite em Paris - Foto: Divulgação | Carla Passos

Construído entre 1764 e 1790, o Panteão de Paris foi o primeiro lugar de onde se podia ver Paris do alto. Ele fica próximo dos Jardins de Luxemburgo. São muitas as personalidades sepultadas no Panteão como Victor Hugo, Jacques Rosseau, Voltaire e tantos outros. Além disso, você também vai encontrar no local exposições de artistas contemporâneos. A construção é belíssima e a visita indispensável.

Se você, assim como eu, é fã do filme Meia Noite em Paris com certeza, tire uma foto atrás do Panteão, na curva onde o ator Owen Wilson pegava carona para voltar à Belle Épóque de Paris. Fica bem na esquina da igreja Saint-Etienne Du Mont.

Onde ficar e como se deslocar?

Como toda cidade europeia, o ideal é ficar no centro, onde estão concentrados a maioria dos monumentos históricos. No entanto, Paris é muito cara e se você quiser economizar, a dica é se hospedar próximo a alguma estação de metrô. Se deslocar de metrô é muito fácil e rápido.
Na primeira vez que fui à cidade, fiquei em Montemartre, que foi uma ótima opção. Lá também foi cenário do filme Meia Noite em Paris, porque é um bairro boêmio que teve sua efervescência cultural na época retratada pelo filme. 

Estrasburgo, a decoração de natal mais bonita do mundo 

Se você estiver na França no final do ano, recomendo que vá para Estrasburgo, que tem uma das mais belas decorações de natal do Mundo. A melhor forma é ir de trem, por ser mais rápido, mas se escolher essa opção, tente comprar a passagem com antecedência para conseguir um melhor preço. Mas você pode ir também de ônibus ou carro.

Estrasburgo recebeu a influência da Alemanha e a França - Foto: Divulgação | Carla Passos

Estrasburgo pertenceu a Alemanha e a França diversas vezes e por isso recebeu a influência dos dois países. E isso fica muito evidente durante uma visita à cidade. E eles ficam ainda mais bonitos com a decoração de Natal.

A catedral foi considerada a igreja mais alta do mundo, perdendo o posto em 1880 para a Catedral de Colônia, na Alemanha. É reconhecida como uma das mais belas catedrais góticas da Europa. Além da riqueza dos detalhes de sua fachada principal, o tom rosado das pedras provenientes da cadeia de montanhas Vosges traz um toque a mais de beleza.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação