Município de Aquidabã recebeu a caravana itinerante do ‘Sergipe é aqui’ em sua 52ª edição
Durante toda a última sexta-feira, 18, foram ofertados mais de 160 tipos de serviços em áreas como educação, saúde, assistência social e meio ambiente
Informe Publicitário

Consolidado como o maior programa de governo itinerante, o ‘Sergipe é aqui’ já percorreu mais da metade do território estadual, promovendo cidadania e desenvolvimento. Toda a estrutura itinerante, coordenada pela Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc), se deslocou a 95 quilômetros de Aracaju para realizar a 52ª edição do programa no município de Aquidabã, que faz parte do agreste sergipano.
Conhecida como a Terra do Abacaxi, devido à alta produção da fruta, a cidade de Aquidabã teve toda a manhã da última sexta-feira, 18, dedicada à promoção da cidadania e do bem-estar aos aquidabãenses. Entre os mais de 160 serviços ofertados no entorno da Escola Estadual Francisco Figueiredo e do Centro de Excelência em Tempo Integral Nações Unidas, a população pôde usufruir de atendimentos como a proteção ao consumidor (Procon); quitação e negociação de dívidas; doação e cadastro no banco de medula óssea; emissão de documentos como CIN, CPF e renovação da CNH; exames médicos e odontológicos, dentre outros.


Na área da saúde, os serviços ofertados pelo programa Opera Sergipe, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram bastante procurados pela população de Aquidabã. Natural do município, a cabeleireira Girlaine dos Santos destacou a felicidade ao marcar a sua cirurgia para retirada do útero. “O médico me falou que, daqui a um, eu já poderei fazer tanto a retirada do útero quanto a de mioma. Estou bastante feliz, pois já era uma cirurgia que eu desejava muito fazer”, comemorou.

Para a professora GiIvanilde Leite, os serviços que mais lhe chamaram a atenção foram os do Departamento de Trânsito de Sergipe (Detran), onde pôde fazer a troca de titularidade do seu carro e do recibo de venda. “Eu já tinha vendido o meu carro há algum tempo, mas ainda estava com todos os documentos no meu nome. Então, quando recebemos a lista dos atendimentos que estariam na cidade, vi que já conseguiria fazer essa alteração. Fui muito bem atendida pela equipe, e tudo foi bem simples e rápido de resolver”, enfatizou.

O castramóvel, presente em todas as edições do ‘Sergipe é aqui’, oferece atendimentos para felinos, machos e fêmeas. Moradora do povoado Santa Terezinha, a dona de casa Ana Paula Vieira levou sua gata para castração e elogiou o serviço. “A minha filha me avisou que poderíamos levá-la, então fomos logo cedinho. Poder castrá-la sem pagar nada já ajuda muito nossa família porque é um gasto a mais com o qual não precisamos mais nos preocupar”, completou.

A artesã Maria José da Conceição foi uma das expositoras do estande da Economia Solidária e não deixou de enfatizar o quanto a arte é importante em sua vida, além da alegria em ter espaços como o do ‘Sergipe é aqui’ para expor seu trabalho. “Há muitos anos, tive depressão, então começar a fazer trabalho manual com os palitos foi o que me salvou, a minha terapia. Recebi o convite para expor, e foi muito bom ver que o pessoal tem passado para ver meus produtos”, disse.