Centro POP inicia aulas de alfabetização para população em situação de rua em Aracaju
A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) retomou nesta segunda-feira (28) as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Centro POP. Após seis anos sem o programa de alfabetização na unidade que assiste pessoas em situação de rua, a ação marca o início de um novo ciclo de aprendizado e busca por equidade para população aracajuana.
A turma conta com cerca de 50 alunos e representa uma importante estratégia de reconstrução de trajetórias e fortalecimento de vínculos com a cidadania. O retorno da modalidade de ensino ao Centro POP reafirma o compromisso da gestão municipal com a inclusão social e o acesso à educação como ferramenta de transformação de vidas.
“A educação de jovens e adultos vai muito além do processo de ler e escrever. São várias oportunidades que se abrem, como o resgate da autoestima, o fortalecimento da autonomia, da identidade e do pertencimento de um grupo”, explica Lucimeire Amorim, coordenadora do Centro POP.
A ação, que acontece em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju, tem duração de ano, e traz uma nova esperança para os assistidos no POP, a exemplo de Patrícia Maria Santos, que celebrou a chance de voltar a estudar. “Está sendo muito legal participar. É uma nova oportunidade. A gente precisa aprender e crescer, e isso pode mudar a minha vida e a de muitos aqui”, pontuo Patrícia.
Fagner Bezerra da Silva, que também está matriculado na turma, reforçou a importância da iniciativa. “É bom voltar a estudar, me desenvolver mais. Já terminei o primeiro ano, mas quero seguir em frente. Cada um aqui tem um motivo pra continuar aprendendo”, destacou.
Com essa ação, a Semfas avança no fortalecimento das políticas públicas intersetoriais, integrando assistência social e educação para garantir direitos fundamentais aos mais vulneráveis.