Crescimento com propósito: Fundat comemora saldo positivo na geração de oportunidades em 2025
O crescimento da empregabilidade na capital sergipana é visível e a Prefeitura de Aracaju através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), como órgão que qualifica, facilita e intermedia essas oportunidades comemora o crescimento apontado para o mês de junho de 2025. Fazendo um comparativo entre os meses de junho 2024 e 2025, Aracaju teve um saldo positivo de 50% nas admissões este ano, apontam dados do Novo Caged.
O saldo positivo fortalece e comprova que a gestão caminha em passos firmes e assertivos a fim de, promover a qualificação, oficinas de inovação em tecnologia em busca das tendências que o mercado exige e o mais importante, tudo isso, bem pertinho da comunidade, nas 5 Unidades de Qualificação Profissional (UQP) espalhadas pela capital.
Sob a liderança da presidente Melissa Rolemberg, a nova Fundat tem buscado fortalecer parcerias entre o setor público e a iniciativa privada, com objetivo de fomentar um ambiente favorável à geração de empregos e valorização da mão de obra local. A atuação estratégica da Fundação visa não apenas capacitar profissionais, mas também estimular a confiança dos empreendedores na contratação de pessoas qualificadas, impulsionando o desenvolvimento econômico e social da cidade. “Acreditamos que unir esforços com o setor produtivo é essencial para transformar vidas por meio da qualificação profissional e fortalecer a confiança do empreendedor em investir no talento da nossa gente, os dados apontam que estamos no caminho certo,” enfatizou Melissa Rolemberg, presidente da Fundat.
O depoimento de Jadisson dos Santos traduz a importância do trabalho realizado pela Fundat na vida de quem busca uma oportunidade no mercado. Ao procurar a Fundação para realizar o cadastro de seu currículo, Jadisson não apenas encontrou acolhimento, mas também foi rapidamente encaminhado para uma entrevista de emprego. Sua experiência reforça o papel da Fundat como uma ponte segura entre quem busca e quem oferece trabalho, promovendo inclusão, esperança e transformação social. “A Fundat é um lugar que acolhe e ajuda de verdade. Fiz meu cadastro e já fui encaminhado para uma entrevista. Isso mostra como eles abrem portas para quem está precisando.” ressaltou, Jadisson dos Santos.
O destaque do mês de junho também pode ser atribuído à intensa movimentação da cidade durante os festejos juninos, período em que o turismo se aquece e a geração de renda ganha novo fôlego. A Fundat, alinhada às estratégias da gestão municipal, teve papel fundamental nesse contexto ao garantir que alunos capacitados pudessem aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos, vivenciando de forma concreta a experiência de empreender. A aluna Lícia dos Santos é um dos muitos exemplos desse impacto positivo. “Somos privilegiadas, fomos capacitadas pela Fundat e ainda recebemos o apoio para empreender, somos instruídas a lidar com o público e perder a vergonha de vender”, declarou com gratidão. Iniciativas como essa, complementam os avanços registrados nos dados do Novo Caged, reforçando que a qualificação, o incentivo ao empreendedorismo e o vínculo com a comunidade são pilares que impulsionam o desenvolvimento econômico e social da capital.
Os números refletem os resultados das ações implementadas pela nova gestão da Prefeitura de Aracaju, que tem atuado com foco na qualificação profissional, na oferta de cursos inovadores voltados à área de tecnologia, no fortalecimento do vínculo com a comunidade e na ampliação do acesso a novas oportunidades. Com esse compromisso, a Fundat avança por meio de trabalho consistente e parcerias estratégicas, fortalecendo trajetórias, e levando esperança e dignidade ao povo de nossa cidade.