Cultura levará cursos, informação e arte para o "Tamo Junto" no Lamarão
A Prefeitura de Aracaju lançará, no próximo dia 23 de agosto, o projeto “Tamo Junto”, uma ação que pretende aproximar ainda mais os serviços públicos ofertados a população. O projeto terá duração de 12 meses e será realizado em 12 comunidades aracajuanas, sempre em formato itinerante. A ideia é simples, mas transformadora, em vez de esperar que os moradores se desloquem até os órgãos da administração, é a gestão municipal que vai até os bairros, levando serviços de diversas áreas em um só dia.
A Secretaria Municipal da Cultura de Aracaju (Secult Aju) tem papel de destaque neste projeto, oferecendo oficinas culturais, atrações musicais e dando espaço para artistas locais, fortalecendo a identidade cultural de cada bairro contemplado. “Esta iniciativa da Prefeitura de Aracaju faz parte do plano de governo da prefeita Emília Corrêa, que é levar serviços de qualidade a população aracajuana. E nós, como cultura, temos também a oportunidade de estarmos perto do agente cultural que por motivos alheios, não poderiam ir até a secretaria buscar informações. Teremos oficinas para elaboração de projetos, o que vai dar norte para que artistas daquela localidade possam se inserir em editais e projetos culturais de forma organizada e que satisfaçam as exigências jurídicas de um edital. Além disso, teremos oficinas de música, violão e canto básico, como também apresentação de artistas”, informou o secretário de Cultura de Aracaju, Paulo Corrêa.
O que a população pode esperar
A primeira edição será realizada no bairro Lamarão, das 8h às 16h, tendo como sede a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Francisco de Souza. O espaço escolar, tanto em sua parte interna quanto nas ruas do entorno será palco de atividades culturais, sociais e educativas, além de atendimentos essenciais oferecidos por diferentes secretarias. A proposta é que cada edição seja realizada sempre aos sábados, criando um dia de convivência e integração entre comunidade e poder público.
Ao longo de todo o dia, os moradores terão acesso a serviços de saúde, educação, assistência social, atividades culturais, oficinas e atrações musicais. A proposta é transformar o sábado em um momento de integração entre comunidade e poder público, aproximando a gestão da prefeita Emília Corrêa das necessidades reais da população e fortalecendo o vínculo entre administração e sociedade.
Programação Secult Aju
Local: EMEF Sérgio Francisco de Souza – Bairro Lamarão
Manhã
8h – Abertura
9h – Pedrinho “O Cara” (SEMDEF e Secult)
9h às 10h20 – Oficina de Teoria Musical Básica
10h30 às 11h30 – Oficina de Elaboração de Projetos e Bureau de Atendimento
11h30 às 12h30 – Oficina de Violão e Canto Básico
Tarde
13h às 14h – Robertinho dos 8 Baixos
14h às 15h30 – Oficina de Elaboração de Projetos e Bureau de Atendimento
14h às 16h – Show com Rural do Forró (Bob Lélis) + Helber Matheus (Lamarão)