Semana da Sergipanidade 2025 é apresentada aos municípios

A Semana da Sergipanidade 2025 será realizada de 24 de outubro a 02 de novembro, na Praça Fausto Cardoso, em Aracaju, mantendo o formato que celebra a cultura, a identidade e o turismo de Sergipe com programação gratuita, feira gastronômica e ações de Sesc e Senac que ampliam o alcance de público e o impacto social do evento. A terceira edição chega com nova identidade visual para reforçar a proposta de valorizar a riqueza cultural do estado, fortalecer o sentimento de pertencimento e posicionar melhor a marca no calendário turístico sergipano.
Nesta segunda-feira (08), houve reunião de planejamento na Casa do Comércio entre o presidente do Sistema Fecomércio–Sesc–Senac, Marcos Andrade, os diretores regionais do Sesc e Senac, Aparecida Farias e Nilson Lima, o secretário municipal de Turismo de Aracaju, Fábio Andrade, além de representantes de Pacatuba, Propriá, Itabianinha, São Cristóvão, Santana do São Francisco, Itabaiana, Divina Pastora, Itaporanga, Estância e da Associação dos Municípios do Baixo São Francisco. O encontro alinhou a participação dos municípios, as ativações culturais e turísticas, e definiu diretrizes para a operação integrada da programação, da feira de artesanato e da praça gastronômica.
“Chegamos à terceira edição com o compromisso de fazer da Semana da Sergipanidade 2026 a melhor de todas: mais diversa, mais acessível e ainda mais conectada ao que somos. A nova identidade visual traduz nossa essência e, junto às ações do Sesc e do Senac, vamos oferecer formação, lazer, arte e sabores que celebram a nossa cultura e geram oportunidades para quem vive dela. É a sergipanidade em sua forma mais plena: acolhedora, criativa e protagonista no turismo do nosso estado”, afirma Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio–Sesc–Senac.
A organização apresentou a nova identidade visual da Semana da Sergipanidade, com foco em destacar a diversidade de expressões culturais, símbolos regionais e referências afetivas que compõem a sergipanidade. O objetivo estratégico é reposicionar a marca do evento, reforçando sua conexão com o turismo, a economia criativa e o calendário de experiências da capital e do interior, ampliando visibilidade e reconhecimento.
O Sesc e o Senac detalharam suas frentes de atuação na edição 2026 para potencializar a atração de público e o legado formativo. Entre as ações previstas estão oficinas, aulas-show e programações artísticas e educativas, além de workshops ligados à economia criativa e à hospitalidade. As atividades buscam qualificar profissionais, aproximar artistas e empreendedores do público e estimular a circulação econômica nos dias do evento.
Foi apresentada a nova configuração da praça gastronômica, que pelo segundo ano consecutivo recebeu o reconhecimento como a melhor feira gastronômica do estado. A curadoria valorizará ingredientes e técnicas típicas, com restaurantes e chefs locais, harmonizando tradição e inovação e consolidando a gastronomia como um dos eixos centrais da experiência do visitante.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 13 Sindicatos Patronais em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.