Prefeitura de Aracaju inaugura revitalização do Parque da Sementeira com espaços humanizados e mais verdes
Informe publicitário

Com investimento de R$ 30.147.013,04, a Prefeitura de Aracaju inaugurou a revitalização do Parque Governador Augusto Franco (Parque da Sementeira), durante solenidade realizada no dia 10 de outubro. O projeto, que recebeu modificações da atual gestão, priorizou mais áreas verdes, menos concreto e a convivência humana. O ato também marcou a entrega oficial do primeiro campo de futebol exclusivo para mulheres do Brasil, além da assinatura do decreto que oficializa o uso do espaço apenas por atletas femininas.

Entre as intervenções, destacam-se a criação da Passarela dos Arcos, a urbanização sensível no entorno dos lagos e a valorização de artistas locais na finalização dos detalhes. A implantação de dois Jardins Sensoriais é outro destaque, trazendo inovação e tornando o parque mais acolhedor, inclusivo e acessível à população.

O projeto inclui ainda o plantio de quase 800 mudas de espécies nativas e a instalação de estruturas ornamentadas com vegetação natural, além de um orquidário voltado à preservação e à beleza das flores. Junto ao compromisso com a sustentabilidade, a infraestrutura foi amplamente modernizada. O espaço agora conta com um complexo esportivo completo, com campo de futebol totalmente reformado, de uso exclusivo para o esporte feminino, batizado com o nome ‘Arena Delas’, contando com vestiários e banheiros modernos. Foram instalados 33 arcos com bancos e canteiros, além de novos assentos posicionados em frente aos lagos. A Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) Galileu Galilei, conhecida como Planetário, também passou por reforma e ampliação.

Entre as ações executadas, estão a construção de duas quadras poliesportivas, duas quadras de vôlei de praia, pista de skate e seis academias ao ar livre, sendo três delas adaptadas ao público da terceira idade. Também foi construído prédio destinado à Guarda Municipal de Aracaju (GMA), com o objetivo de reforçar a segurança do local. Outro ponto de destaque é a construção de 15 quiosques, que contribuirão para o fortalecimento da economia local, oferecendo novas oportunidades de geração de renda e ampliando as opções de lazer e serviços para os frequentadores do parque.

Segundo a aposentada Maria José, que aproveitava o fim de tarde com a neta, a revitalização deu uma nova cara ao Parque da Sementeira. “Achei tudo lindo. Espaços como esse merecem esse cuidado sempre. Ficou tudo bacana, bem dividido. Dá pra aproveitar muito o parque”, destacou.

O ambiente renovado do Parque da Sementeira também foi palco de um momento especial para o professor de inglês Jonatas Bezerra da Costa, de 26 anos, que escolheu o local para pedir a noiva em casamento durante um piquenique à beira dos lagos. Os espaços, agora urbanizados, ganharam bancos modelos satone e rívola, além de novo cercamento. “Está muito lindo aqui o parque, também na questão de segurança. Gostamos muito”, disse, ao destacar a importância de frequentar o local em família. “A gente cria um momento divertido, bacana, interessante para todas as pessoas que vêm conhecer. É um momento de prazer e lazer mesmo”, acrescentou.
O trabalhador autônomo Antônio Nicolau, que atua como vendedor no Parque da Sementeira, ressaltou a importância da reforma para o aumento das vendas. “Eu gosto de trabalhar aqui e não é de agora. Há muito tempo eu tiro daqui minha alimentação, da minha casa”, destacou.
O agente de portaria Sérgio Alves também percebeu as melhorias nas áreas destinadas à prática esportiva. “Ficou muito maravilhoso, tanto a parte dos brinquedos das crianças quanto a área de atividade física. A trilha, para quem gosta de se exercitar, está ótima”, frisou.
A professora aposentada Wilma de Souza elogiou a humanização dos espaços. “Estão respeitando a natureza e, ao mesmo tempo, dando mais condições para os moradores e visitantes terem mais opções de lazer, principalmente nesse mês de outubro, mês das crianças, quando muitas escolas vêm proporcionar um dia de diversão. A gente sente a diferença, principalmente nos dias mais quentes”, observou.
Com um campo totalmente revitalizado, a Arena Delas será o novo palco do esporte feminino. A jogadora de futebol Cíntia Santos Barreto, de 24 anos, comemorou a decisão da prefeitura em dedicar o espaço exclusivamente às mulheres. “Representa a inclusão do futebol feminino, que vem buscando espaço, e a prefeita deu esse passo. Estamos muito felizes. É o primeiro campo feminino do Brasil. Que sirva de exemplo para outros estados também, valorizando o futebol feminino. Se o masculino pode, o feminino também pode”, ressaltou.

A reforma e ampliação da CCTECA Galileu Galilei também foi outro destaque da revitalização do Parque da Sementeira. O aluno Saulo Nunes de Lima, da Escola Municipal José Conrado de Araújo, afirmou que aprendeu muito com os experimentos interativos. Percorrendo as salas, destacou que pretende voltar com os pais. “Gostei muito e aprendi com os experimentos de ciência. Quero voltar de novo, vou pedir à minha mãe. A gente se diverte e aprende muita coisa. Isso é bom”, disse.
