FLUTUANTE  1100 X 350 - CITTA
Aracaju (SE), 12 de dezembro de 2025
POR: SMS | Aracaju
Fonte: Agência Aracaju de Notícias
Em: 11/12/2025 às 16:04
Pub.: 12 de dezembro de 2025

Saúde de Aracaju leva vacina contra bronquiolite para gestantes que estão na fase final da gravidez

Elizabet Maciel, primeira gestante de Aracaju a receber a vacina que protege contra a bronquiolite - Foto: SMS Aracaju

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou nesta quarta-feira, 10, a vacinação domiciliar contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes com parto previsto até 14 de dezembro. A ação emergencial garante que mães na fase final da gestação recebam, em tempo oportuno, a proteção necessária para gerar anticorpos que ajudam a prevenir bronquiolite e outras complicações respiratórias nos recém-nascidos. A partir do dia 15, o imunizante, já incorporado ao Calendário Nacional de Vacinação, estará disponível em todas as 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital.

De acordo com Duanne Marcele, coordenadora da Rede de Vigilância em Saúde, o município estruturou rapidamente a logística para assegurar o acesso imediato às gestantes em maior urgência. “Esse cuidado é fundamental porque, nos períodos de maior circulação viral, os recém-nascidos têm maior risco de infecções graves. O vírus sincicial respiratório é o principal causador de bronquiolite e está associado a altos índices de internações e óbitos em crianças menores de um ano. Ao vacinar a mãe, reduzimos significativamente a chance de complicações no bebê, prevenimos hospitalizações e salvamos vidas”, explicou. 

Responsável pela organização e armazenamento das doses, Clarissa Franco, referência técnica da Rede de Frio da SMS, reforça a importância da vacinação materna para reduzir complicações em recém-nascidos. “Todos os cuidados foram tomados para que a vacina mantenha sua qualidade e segurança até o momento da aplicação. O vírus sincicial respiratório pode ser responsável por até 75% dos casos de bronquiolite aguda. Portanto, garantir o acesso e levar a proteção diretamente às gestantes que mais precisam no momento é essencial para  gerar uma resposta imune capaz de proteger os bebês nos primeiros meses de vida”, pontuou.  

Entre as primeiras beneficiadas está Elizabet Maciel, moradora do bairro Cidade Nova, que fez o agendamento via telefone e recebeu a equipe em casa. “Foi um momento muito especial para mim. Receber a vacina em casa trouxe tranquilidade e segurança para a chegada do meu bebê. Fico muito agradecida por ter sido uma das primeiras gestantes a receber essa proteção. Agora é só aguardar o nascimento com mais confiança, sabendo que estamos cuidados e protegidos”, expressou. 

Andrielly Nunes, do bairro Veneza II, já está na 40ª semana de gestação e comemorou a oportunidade de ter acesso ao imunizante em tempo oportuno. “É uma sensação de alívio. Eu queria muito essa vacina, mas na rede particular o preço era inacessível. Recebê-la gratuitamente pelo SUS, no tempo certo, é muito gratificante. Tenho asma, meu esposo também e pensamos que o bebê poderá herdar essa nossa fragilidade respiratória. Estávamos preocupados, mas agora nos tranquilizamos por garantir essa proteção”, relatou.

Acesso

A SMS reforça que o agendamento para a vacinação domiciliar das gestantes com parto previsto até o dia 14 de dezembro acontece até sexta-feira, 12. A solicitação pode ser feita pelo telefone (79) 3711-5036, mediante apresentação do cartão da gestante. A partir de segunda-feira, 15, a vacina contra o VSR estará disponível para todas as gestantes com 28 semanas ou mais em todas as 45 USFs da capital, enquanto houver estoque enviado pelo Ministério da Saúde.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação