FLUTUANTE  1100 X 350 - CITTA
Aracaju (SE), 12 de dezembro de 2025
POR: Semed
Fonte: Agência Aracaju de Notícias
Em: 11/12/2025 às 16:38
Pub.: 12 de dezembro de 2025

Primeira Infância: Prefeitura de Aracaju é reconhecida pela execução de Projeto Antirracista

Primeira Infância: Prefeitura de Aracaju é reconhecida pela execução de Projeto Antirracista - Foto: PMA

Nesta quinta-feira, 11, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Educação, foi reconhecida pelas ações de combate ao racismo desenvolvidas nas creches e pré-escola da rede pública de ensino. A homenagem pelas práticas pedagógicas inovadoras aconteceu no Teatro Tobias Barreto, durante a cerimônia de entrega do ‘Troféu Ser Criança’. Promovida pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), a iniciativa foi criada para reconhecer e valorizar as melhores experiências municipais voltadas ao desenvolvimento integral da primeira infância - fase que vai do zero aos seis anos.

A Secretaria da Educação de Aracaju foi contemplada com o Troféu Ser Criança pela execução do ‘Projeto Curumim: construindo uma Educação Antirracista’, idealizado pela Coordenadoria de Políticas Educacionais para a Diversidade da Semed, setor que tem papel estratégico na secretaria para a promoção da equidade e da cultura de paz no ambiente escolar. No rol de ações dessa coordenadoria, também se enquadram as práticas pedagógicas de combate à discriminação racial, entre elas, destaca-se o projeto reconhecido pelo Governo do Estado. 

A técnica referência em Letramento Racial da Semed, Valdinete Paes, considera muito positiva essa homenagem pela consistência e qualidade do Projeto Curumim em um evento desse porte, com mais de 40 projetos inscritos e que reuniu representantes de mais de 30 municípios sergipanos na solenidade. Segundo a professora, o Curumim é desenvolvido com crianças de 5 e 6 anos, nas escolas municipais Monsenhor João Moreira e José Ayrton, mas a previsão é de que ele seja expandido para mais unidades no ano letivo de 2026. Valdinete Paes explica ainda os propósitos e de que forma o Projeto Curumim é trabalhado na rede municipal.

“Por meio do projeto, promovemos o combate ao racismo de uma forma geral, com o intuito de que os nossos alunos vivam o seu momento de criança sem sofrimento. Ele tem como foco principal despertar nas crianças a aceitação da sua cor, do seu cabelo e quaisquer características. O Curumim tem o intuito de ensinar, sensibilizar já a partir da tenra idade, para que as crianças não só se amem do jeito que elas são, como entendam a importância de amar o outro e respeitar as diferenças”, afirmou Valdinete Paes.

A consultora extraordinária da Semed, Dayse Prado, traçou paralelos entre o reconhecimento e o Plano Municipal da Primeira Infância 2025-2035 (PMPI), sancionado pela prefeita Emília Corrêa nesta quarta-feira, 10. Coordenado pela Secretaria da Educação, com o apoio de diversos órgãos e pastas, o projeto vai orientar as políticas públicas direcionadas à primeira infância nos próximos dez anos.

“Um dos pilares do Plano Municipal é justamente a difusão da igualdade étnico-racial, respeito às diferenças e a erradicação de práticas racistas no âmbito educacional, ações que a pasta já realiza nas unidades do Município que oferecem creche e pré-escola. A entrega desse troféu é o reconhecimento de que as ações da prefeitura nesse sentido são efetivas e estão alinhadas ao compromisso assumido em promover uma Educação inclusiva”, destacou a consultora Dayse Prado.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação