Prefeitura de Aracaju lança projeto Sem Medir a Vida que monitora gliecemia sem furar o dedo
Pacientes que convivem diariamente com o desafio do controle da glicemia passam a contar com mais tecnologia, segurança e qualidade de vida. A Prefeitura de Aracaju lançou, na manhã desta segunda-feira, 15, o projeto pioneiro “Sem Medir a Vida”, que garante o acesso gratuito à monitorização contínua de glicose para pessoas com diabetes tipo 1 atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O lançamento aconteceu no auditório da Universidade Tiradentes, no bairro Farolândia, e contou com a presença da prefeita Emília Corrêa, da secretária municipal da Saúde, Débora Leite, além de pacientes contemplados pela iniciativa e seus familiares.
Inicialmente, o projeto vai beneficiar cerca de 100 pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 1, que são atendidas pelo Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar). Cada paciente recebe um sensor de monitorização contínua de glicose, equipamento que permite o acompanhamento em tempo real dos níveis glicêmicos, reduzindo a necessidade de múltiplas perfurações diárias nos dedos. A ação foi viabilizada por meio de emendas parlamentares indicadas por vereadores da Legislatura passada.
Para a prefeita Emília Corrêa, o projeto representa um novo olhar sobre o cuidado com pacientes e famílias que convivem diariamente com o diabetes tipo 1.“Estamos garantindo uma tecnologia que sempre foi cara e inacessível e que agora passa a ser ofertada gratuitamente pelo SUS. Quem vive essa realidade sabe que o controle da glicemia faz parte da rotina, com várias medições por dia, dor, desconforto e preocupação constante. A partir de agora, esse cuidado passa a ser feito com mais tecnologia, menos sofrimento e mais segurança. Isso muda a vida dos pacientes e também das famílias”, destacou.
A prefeita também afirmou que pretende transformar o “Sem Medir a Vida” em uma política pública permanente. Segundo ela, um projeto será encaminhado à Câmara Municipal para assegurar a continuidade da iniciativa.“Queremos enviar esse projeto à Câmara, com o auxílio da Secretaria Municipal da Saúde, para que ele se torne uma política pública e possamos cuidar de forma contínua dessas pessoas. Isso é fundamental”, afirmou Emília.
A secretária municipal da Saúde, Débora Leite, explicou que, inicialmente, o projeto prioriza crianças, adolescentes e jovens, mas que a intenção é ampliar gradativamente o alcance.“Esse dispositivo não é a solução de todos os problemas, mas é uma ferramenta importante para melhorar o controle da doença. Escolhemos começar pelas crianças porque são elas que vão conviver por mais tempo com o diabetes e precisam, desde cedo, de um acompanhamento mais eficaz. Além do equipamento, existe o compromisso das famílias com o acompanhamento regular nas consultas e no cuidado diário”, ressaltou.
Considerado um dos equipamentos mais modernos no auxílio ao controle do diabetes, o sensor de monitorização contínua representa um avanço significativo no tratamento da doença. Para Cândido Rocha, colaborador do Instituto Diabetes Brasil, a iniciativa coloca Aracaju como referência na área.“Desde 2023 lutamos por esse programa. Conseguimos a verba junto aos vereadores e agora a prefeitura lança oficialmente o projeto, com o compromisso de torná-lo uma política pública. É um grande passo para uma capital e esperamos que essa iniciativa seja replicada em outros municípios de Sergipe. Hoje, mais de 70 cidades brasileiras já incorporaram os sensores, e Aracaju entra para esse grupo. Só temos a agradecer à Câmara de Vereadores, à prefeita Emília Corrêa, à secretária Débora Leite e à Prefeitura de Aracaju”, afirmou.
Acompanhamento continuado
Além da entrega dos equipamentos, o projeto garante acompanhamento integral por uma equipe multiprofissional do Ambulatório de Referência em Endocrinologia do CEMAR, formada por endocrinologistas, nutricionistas e enfermeiros especializados, assegurando um cuidado contínuo e humanizado aos pacientes.
Mãe de uma das crianças beneficiadas, Shayana Lobão destacou o impacto positivo da iniciativa na rotina da família. “Minha filha tem um ano de diagnóstico e a vida da família muda completamente. Furar o dedo da criança todos os dias é muito desconfortável. Esse aparelho vai ser um divisor de águas no nosso tratamento. Vamos acompanhar a glicemia em tempo real, sem dor, sem machucar. Em nome de todos os pais, agradeço à Prefeitura de Aracaju. Nossas crianças e famílias vão ter mais tranquilidade e qualidade de vida”, concluiu.