Educação de Aracaju realiza última reunião do ano com diretores de escolas municipais
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação, promoveu nesta quarta-feira, 17, a última reunião de 2025 com os diretores das 79 escolas da rede pública municipal. O encontro teve como objetivo apresentar o balanço das ações da pasta em 2025 e alinhar o planejamento pedagógico e administrativo para o próximo ano letivo, fortalecendo o compromisso coletivo com a oferta de uma educação de qualidade. O momento também foi marcado pelo clima de confraternização e pela gratidão aos gestores escolares pelos trabalhos desenvolvidos nas unidades. Houve a entrega de brindes natalinos a todos eles, além de premiações aos diretores de escolas com os melhores índices educacionais.
A secretária da Educação, Edna Amorim, abriu a reunião e deu as boas-vindas a toda a equipe diretiva das escolas da rede. Na ocasião, ela listou as principais conquistas e ações da pasta neste ano voltadas às unidades de ensino. Elas contemplam diversos campos no âmbito educacional, como a construção e sanção do Plano Municipal da Primeira Infância, inauguração de obras como a das Escolas Municipais Alcebíades Melo, Maria Givalda e CCTECA, entrega de kits escolares a alunos, manutenções estruturais e substituições de mobiliários danificados nas unidades.
A gestora citou também as melhorias no ensino, fruto das formações contínuas com professores, projetos em prol de uma educação antirracista, novas propostas e aprimoramentos das práticas pedagógicas. Os ajustes no cardápio escolar, reforço na busca ativa de alunos, investimentos em tecnologia, aumento de 15,5% das matrículas na Educação Especial também foram destaque na apresentação. “Tudo isso não fui eu sozinha. Foi em parceria com toda a equipe de técnicos da Semed e o apoio essencial de todos vocês. Agradeço a todos pelo empenho e dedicação”, destacou a secretária.
Em decorrência das ações concretizadas, Edna Amorim compartilhou com os diretores as boas perspectivas da Semed em relação a 2026. Entre elas, a ampliação do número de matrículas com a expansão do número de salas em algumas escolas. Edna Amorim reforçou ainda o anúncio da entrega de cinco novas unidades de ensino no próximo ano que contribuirão nesse sentido, sendo três creches até junho - estas que estarão localizadas nos bairros Centro, Dom Luciano e Porto Dantas. “Essas inaugurações serão importantes para amenizar o grande problema enfrentado pela educação municipal nos últimos anos, que são as vagas em creche e pré-escola”, avaliou a secretária.
Entre os alinhamentos com os gestores para o novo ano letivo, a secretária ressaltou a necessidade de garantir aos interessados o acesso ao ensino da rede. Ela mencionou a importância do cuidado com os alunos e seus familiares no momento da matrícula. “É imprescindível que vocês façam um bom acolhimento. Recebam os seus alunos como recebem os seus tesouros. Como boa parte da matrícula é online, quando tiverem qualquer dúvida, acionem o Departamento de Tecnologia da Semed. Se não houver vaga nas suas escolas, confiram qual a mais próxima e entrem em contato conosco ou com outros diretores”, assinalou.
A diretora do Departamento de Educação Básica, Osvaldina Ribeiro, destacou a participação dos alunos da rede nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Sistema de Avaliação da Educação de Sergipe (Saese), demonstrando expectativa de elevação nos índices educacionais. Ela também enalteceu o papel dos diretores das escolas como peças fundamentais para assegurar sempre o melhor para os estudantes das escolas municipais. Segundo ela, nas visitas aos locais, é perceptível a presença de gestores que acolhem e buscam sempre o avanço em todas as etapas de ensino em que a prefeitura atua, da creche à Educação de Jovens e Adultos. “Obrigado a vocês pelo esforço, pelo capricho e dedicação. Agradeço por fazerem um trabalho tão bonito. Eu tenho certeza que se em 2025 foi bom, em 2026 vai ser muito melhor, porque eu confio no trabalho de vocês”, afirmou Osvaldina Ribeiro.
Para a diretora da Escola Municipal Maria Thétis Nunes, Sherina Carlla Tavares, é muito importante uma reunião com esse propósito de apresentar o balanço das ações pedagógicas e, de olho em 2026, mobilizar toda a equipe de diretores em torno das propostas e do êxito. “É muito significativo esse momento, porque nós estamos fazendo uma autoavaliação de toda a rede, com os dados coletados, de tudo que aconteceu em todas as unidades. Além disso, é preciso planejar 2026, e estamos aqui pontuando assuntos importantes para o próximo ano, porque os nossos alunos merecem um ensino de qualidade”, declarou a diretora.
O diretor da Escola Municipal Maria Carlota de Mello, Nivaldo Santos, foi um dos premiados na reunião pelos resultados obtidos em 2025. Ele evidenciou que o trabalho coletivo exerceu grande influência para as melhorias na unidade de ensino. “Neste ano, nós tivemos muitas batalhas para conseguir vencer as dificuldades, mas contamos muito com o apoio da Secretaria da Educação para alcançar os nossos objetivos. Não estamos sós, somos uma equipe e estamos de mãos dadas. Hoje, na confraternização, fomos reconhecidos pelo nosso trabalho e somos gratos por isso”.