Sob presidência de Emília Corrêa, CTM impulsiona transporte coletivo na Grande Aracaju
No campo administrativo, a prefeita Emília Corrêa, também presidente do Consórcio do Transporte Metropolitano (CTM), atuou para atender às demandas dos usuários, priorizando a revitalização do sistema, que passou por uma mudança perceptível com a renovação da frota, chegada de veículos climatizados e a introdução de ônibus 100% elétricos, sem aumento da tarifa para a população.
Para a prefeita Emília Corrêa, a transformação do sistema partiu da necessidade urgente de garantir um serviço digno e investimentos permanentes para a mobilidade de Aracaju."O transporte público sempre foi um dos maiores gritos da população, porque as condições quando assumimos a gestão eram indignas, incompatíveis com o que dói no bolso, que é a tarifa. Por isso, ao chegar já definimos que não haveria aumento e fomos melhorando a frota. Primeiro, chegaram os geladinhos, depois, os elétricos, e depois novas linhas integrando ainda mais o nosso sistema metropolitano. Tudo isso, em paralelo à busca por consensos dentro do consórcio e uma licitação que atenda a nossa população de forma digna. Não paramos de investir em Aracaju", destacou.
Dentro do consórcio, em diversas reuniões presididas pela prefeita Emília, foram articuladas medidas para conferir celeridade e mudanças positivas ao processo licitatório do sistema, atualmente anulado pela Justiça, buscando segurança jurídica e a prestação de um serviço de qualidade aos cidadãos.
Como parte dessa estratégia, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) foi contratada pela Prefeitura de Aracaju, com o aval do consórcio, para realizar um estudo técnico de modelagem da concessão, visando estruturar a exploração do serviço.
E entre as medidas que já fazem diferença efetiva na vida da população, acompanhando o crescimento demográfico e as demandas de moradores e trabalhadores, a prefeita Emília Corrêa intensificou a integração entre Aracaju e as cidades vizinhas com veículos climatizados.
Entre as principais ações, se destaca a implantação de novas linhas para a Barra dos Coqueiros, como a linha inédita 022 – Barra/DIA, que conecta o município diretamente ao Terminal DIA, e a 616 – Jatobá/Mercado. Além disso, houve a ampliação das linhas 610 – Litoral Norte/Mercado e 609 – Atalaia Nova/Mercado. Outro marco foi a expansão dos "geladinhos" para Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros, padronizando a qualidade do transporte para quem transita diariamente entre as cidades.
A função social do transporte também foi priorizada com medidas de gratuidade. Durante os domingos de aplicação da edição de 2025 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o CTM aprovou, após solicitação da prefeita, a isenção de tarifa para os estudantes, assegurando que o custo do deslocamento não fosse uma barreira ao acesso à educação.
Da mesma forma, durante os quatro dias do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), entre 20 e 23 de novembro, foram disponibilizadas linhas especiais gratuitas ligando os principais terminais da capital ao centro histórico de São Cristóvão. A iniciativa buscou democratizar o acesso à cultura e garantir mobilidade segura ao público do evento.