Aracaju (SE), 04 de dezembro de 2024
POR: TCE/SE
Fonte: TCE/SE
Pub.: 07 de julho de 2016

Servidores estão satisfeitos com gestão, mas acham que imagem do TCE/Sergipe ainda precisa melhorar

Analistas de controle externo debateram os números e apresentaram sugestões.

O conselheiro Clóvis Barbosa e o procurador Bandeira de Mello participaram da apresentação (Foto: Cleverton Ribeiro/TCE/SE)

O conselheiro Clóvis Barbosa e o procurador Bandeira de Mello participaram da apresentação (Foto: Cleverton Ribeiro/TCE/SE)


Cerca de 80% dos servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) demonstram satisfação com a atual gestão do órgão, embora 62% mostrem-se insatisfeitos com a imagem da Corte perante a sociedade. Estes são alguns dos números presentes na pesquisa de clima organizacional realizada no Tribunal e que embasa o Planejamento Estratégico 2016-2019.

O resultado do levantamento foi apresentado aos servidores na manhã desta quarta-feira, 6, pelo integrante do Núcleo de Assessoria Estratégica (NAE), Wagner Silva, com as presenças ainda do conselheiro-presidente Clóvis Barbosa e do procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello.

"Primeiro cuidaremos desta avaliação interna e posteriormente a externa. Temos a obrigação de nos avaliarmos, de fazermos a nossa autocrítica, até para trabalharmos de forma mais incisiva nos aspectos em que constatarmos problemas", explicou o conselheiro-presidente.

A pesquisa trabalhou itens como a avaliação das ferramentas de TI na viabilização do exercício do controle externo, onde foi verificado, por exemplo, o sistema Sisap, visto como de fácil utilização por 63% dos servidores, embora necessite de aprimoramentos que já vêm sendo desenvolvidos pela Diretoria de Modernização e Tecnologia.

Foi aferido ainda o nível de satisfação dos servidores no exercício da sua função, o nível de reconhecimento da integração e sinergia entre os setores, e o nível de satisfação dos servidores com a estrutura física.

Em meio a questionamentos e sugestões dos analistas de controle externo presentes, para cada quesito foi demonstrada a situação atual, além das metas previstas para o final deste ano.  

Também foram apresentados dados como o tempo de julgamento dos processos. Um deles diz que a idade média dos processos em estoque no Tribunal é de 4 anos, e que no caso das denúncias e representações, houve este ano um avanço de 34,68% no tempo de julgamento.

Há ainda a previsão de que sejam feitas 69 auditorias ordinárias e especiais em 2016 - até o momento foram 21. Quanto à participação em ações educativas, a estimativa é de que 19,53% dos servidores já tenham participado de capacitações desenvolvidas pelo Tribunal.


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