Hospital Oswaldo Cruz seleciona colaboradores do Hospital Universitário da UFS para curso
Integram esta iniciativa as farmacêuticas Grace Anne Dória e Milena Lima e os engenheiros clínicos Samuel Morais e Rafael Lins.
Hospital Oswaldo Cruz seleciona colaboradores do Hospital Universitário da UFS para curso (Foto ilustrativa: Arquivo Portal Infonet)
Colaboradores do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) foram selecionados pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), em uma parceria com o Ministério da Saúde, para o Curso Intermediário de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) para Gestores do SUS. Do HU-UFS, participam da ação duas farmacêuticas e dois engenheiros clínicos, que concluirão essas atividades em dezembro deste ano.
De acordo com informações do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), o curso foi desenhado para profissionais atuantes no SUS com conhecimento prévio (básico a intermediário) em ATS, que almejam aprender mais sobre os componentes de uma avaliação de tecnologia, e como solicitar e interpretar uma ATS.
O público alvo é formado por profissionais graduados nas áreas da Saúde, Economia, Direito ou Engenharia e que atuem no serviço público, em uma das três esferas do governo, nas áreas de vigilância e controle de doenças, regulação da atenção à saúde, auditoria, planejamento e controle, assistência farmacêutica, pesquisa estratégica, inovação, investimentos em saúde.
Também estão contemplados a área de engenharia clínica, conselhos e secretarias de saúde, outros hospitais públicos, universidades públicas, Judiciário ou secretarias e demais departamentos do Ministério da Saúde.
Seleção
Os representantes do HU-UFS selecionados passaram pelos critérios de domínio da língua portuguesa (eliminatório); domínio da língua inglesa, para leitura de artigos científicos, e análise de currículo. Eles terão a oportunidade de desenvolver competências na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) por meio de um curso tutorado e semipresencial de 100 horas.
Do HU-UFS, integram esta iniciativa as farmacêuticas Grace Anne Dória e Milena Lima e os engenheiros clínicos Samuel Morais e Rafael Lins.