Semarh amplia parceria com município de Carira para instalação de novo sistema de dessalinização
Visando ampliar ainda mais o acesso das comunidades rurais à água potável, através da implantação de sistemas de dessalinização do programa “Água Doce”, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas, recebeu no final da manhã desta segunda-feira (11), o prefeito do município de Carira, Diogo Machado.
Semarh amplia parceria com municpio de Carira para instalao de novo sistema de dessalinizao (Foto: Semarh/SE)
E o sucesso do programa no município - que já tem quatro sistemas de dessalinização em pleno funcionamento espalhados pelos Povoados Bezerra, Lagoa dos Porcos, Três Tanques e Macacos -,
chamou a atenção do prefeito que, entusiasta, solicitou ao secretário a instalação de um quinto sistema.
“Viemos pedir para ampliar a parceria com a prefeitura. O projeto é muito importante, porque deixa a água com qualidade para o moradores dessas regiões”, colocou Diogo Machado.
Olivier Chagas, de pronto, acolheu o pedido. “Sem dúvida que iremos estudar e atender esse pleito do prefeito e ampliar as parcerias em prol das populações menos favorecidas”.
Água Doce
O programa é uma ação do Governo Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil.
Visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semiárido.
Com o compromisso de garantir o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo a convivência com o semiárido a partir da sustentabilidade ambiental e social, o programa beneficia cerca de 100 mil pessoas em 154 localidades do Nordeste.
Sergipe
Em Sergipe, o primeiro município a ter o sistema de dessalinização instalado foi Poço Redondo, na comunidade remanescente quilombola Serra da Guia. O poço tem vazão de 2000m³/s e, diariamente, são colhidos 25 litros de água por família. Há também poços em Nossa Senhora da Glória, Carira e Poço Verde.