ITPS assume a vice-presidência da ABIPTI no Nordeste
O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe – ITPS, Órgão Delegado do Inmetro e vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia – SEDETEC, é o novo representante do Nordeste na Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação - ABIPTI. O ITPS, que é um dos sócios-fundadores da ABIPTI, e o Governo de Sergipe, ganharam papel estratégico na tarefa de superar um dos principais gargalos do setor: as dificuldades na aquisição de recursos para pesquisa, desenvolvimento e inovação.
ITPS assume a vice-presidência da ABIPTI no Nordeste (Foto: Portal Tecpar/Via Assessoria ITPS)
Quem assume a cadeira de vice-presidente da ABIPTI no Nordeste é o diretor-presidente do ITPS, Léo Araújo. A associação, que reúne mais de 152 entidades envolvidas em pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico, é comanda por um presidente nacional e cinco vice-presidentes, cada um representando uma região do país.
De acordo com Léo Araújo, representar o Nordeste na ABIPTI traz uma grande responsabilidade ao ITPS e uma visibilidade ainda maior a Sergipe. "Isso aumenta a nossa responsabilidade em relação à tecnologia e pesquisa. Espero que a gente possa contribuir para a associação e fazer com que ela auxilie instituições de todo o Nordeste, aproximando-as do Governo Federal e dos órgãos de fomento à pesquisa. Tudo isso para que o setor seja mais incentivado e trabalhado nos Estados, dando mais retorno ao Governo e à população", detalha.
Desafios
A nova diretoria tem como principal desafio mudar a realidade econômica das instituições de ciência e tecnologia (ICTs), que sobrevivem em um cenário de escassez de recursos e redução dos investimentos no setor.
"Muitos dos recursos, que eram destinados à pesquisa, deixaram de ser enviados anteriormente por causa de mudanças no Governo e agora por causa da crise. Então, existem alguns recursos que ainda estão parados e que podem ser encaminhados à ciência e tecnologia. Isso é um grande desafio, pois temos que trabalhar com objetivo de trazer recursos e fazer com que o Governo Federal e os órgãos de fomento deem o devido valor ao setor", comenta.
Eleição
A nova diretoria assume o comando da ABIPTI durante o biênio 2016/2018. O presidente eleito é Júlio Cesar Félix, diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná - Tecpar. Entre os vice-presidentes, além de Léo Araújo, do ITPS, estão: André Tapajós, presidente da Tap4 Informática Ltda, representante da região Norte; Paulo Ivo, executivo de Desenvolvimento de Negócios e Relações Institucionais do Eldorado, da região Centro-Oeste; Josias de Souza, gerente de negócios da Flextronics Instituto de Tecnologia (FIT), da região Sudeste; e Luiz Fernando Vianna, presidente dos Institutos Lactec, da região Sul.