Fórum de Carmópolis ganha unidade do Cejusc
Na manhã desta quinta-feira, dia 14 de julho, foi instalado no Fórum Ministro Geraldo Barreto Sobral, município de Carmópolis, o 15º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Os Cejuscs são órgãos do Poder Judiciário do Estado de Sergipe, responsáveis pela realização de sessões de audiências de conciliação e mediação, tanto no âmbito processual como extraprocessual.
Fórum de Carmópolis ganha unidade do Cejusc (Foto: TJ/SE)
Durante a instalação, a Juíza Coordenadora do Cejuscs, Maria Luiza Foz Mendonça, explicou que o novo centro foi uma reivindicação da Juíza Diretora do fórum, Cláudia do Espírito Santo. “Assim que iniciamos as instalações dos Cejuscs, a Dra Cláudia me ligou demonstrando o interesse em ter um centro aqui neste fórum”. A Diretora explicou que a ideia foi agregada pelo desejo de incentivar o espírito cordial da comunidade daquele município. “Nós temos um povo bom em Carmópolis, uma população com o coração aberto para conciliação”, disse a juíza titular.
De acordo ainda com a magistrada Cláudia do Espírito Santo, a nova unidade vai realizar uma média de 12 audiências de conciliações por semana, acrescentada por mais 10 audiências semanais que o fórum já vem realizando. A ideia é que este trabalho feche uma média de quase 100 audiências de conciliação por mês. “Eu acredito em conciliação! As pessoas procuram o Judiciário porque elas não têm mais diálogo. Nós estamos com esse trabalho, restaurando o diálogo entre eles”, ressaltou.
A Juíza Coordenadora do Cejuscs, Maria Luiza Foz Mendonça, também destacou a presença da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe. “Bom tê-los aqui e aproveito para convidá-los para conhecer nossas estruturas, para que possamos conversar e pensar em parcerias”. O Vice-Presidente da comissão, Luiz Fernando Almeida Ribeira, em nome da OAB, parabenizou o Judiciário pelas instalações dos Cejuscs. “Demonstra que estamos na vanguarda da legislação, num trabalho que todos saem vencedores”.