Samu recebeu quase mil ligações no fim de semana
Samu recebeu quase mil ligações no fim de semana (Foto ilustrativa: SES/SE)
Responsável pela assistência pré-hospitalar na Rede Estadual de Saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) registrou 989 ligações para o serviço no final de semana (15 a 17 de julho).
Foram realizados 16 atendimentos por motolâncias (veículos sobre duas rodas que garantem eficácia no tempo resposta à assistência pré-hospitalar ), 288 por Unidades de Suporte Básico (USB) e 94 por Unidades de Suporte Avançado (USA).
Entre as principais ocorrências no fim de semana estiveram atendimento clínico adulto e causas externas.
“Dentre os atendimentos considerados de causas externas, foram 25 quedas de motocicletas, 24 atendimentos a pacientes vítimas de quedas de altura ou da própria altura e mais 32 por colisão além de quatro cinco casos de agressões físicas”, destaca a superintendente do Samu 192 Sergipe, Glícia Ramos.
Ainda no final de semana, foram registrados 301 trotes e 29 orientações médicas.
Aclimatação
No último final de semana, desembarcou em Sergipe a Delegação Olímpica da Polônia (composta por 22 integrantes entre altetas e profissionais). Para receber a equipe, está sendo disponibilizado um Posto Médico Avançado, na arena Batistão em Aracaju. A estrutura visa garantir um atendimento qualificado e seguro aos atletas e a população que prestigiará os treinos abertos.
O posto conta com o apoio das equipes do Samu 192 Sergipe que estão in loco de plantão composta por três profissionais (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) trabalhando diariamente até o mês de agosto.
“O Posto Médico Avançado está equipado com ventiladores mecânicos, monitores cardíacos e desfibriladores, dentre outros materiais e medicações que são fundamentais para atendimento inicial de urgência e garantia do suporte e estabilização de pacientes em qualquer situação”, detalha a superintendente do Samu 192 Sergipe, Glícia Ramos.
Já na piscina do Parque Aquático “Zé Peixe” está concentrada uma USB e uma equipe assistencial composta por condutor socorrista e técnicos de enfermagem.