Aracaju (SE), 05 de outubro de 2025
POR: Assessoria Agrese
Fonte: Assessoria Agrese
Pub.: 27 de julho de 2016

Agrese acompanha mudanças para o mercado livre de gás

Diretor tcnico da Agrese, Srgio Ferrari (Foto: Luiz Valrio)

Diretor tcnico da Agrese, Srgio Ferrari (Foto: Luiz Valrio)

Comercializadores de energia e gás natural querem mudanças nas regras estaduais que permitem que os consumidores migrem para o mercado livre – aquele no qual poderiam escolher seus fornecedores.

A Abraceel, Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia, se reuniu com o Ministério de Minas e Energia para apresentar demandas, entre elas o poder de comprar parte do gás de partilha (a parcela da produção que vai para a União) e mudanças de tributos. 

Segundo assessoria de imprensa, o ministério concorda com a maioria das demandas. O entendimento é que algumas adaptações, como a de um modelo de transporte em que as empresas do setor de gás pagam tarifas por ponto de acesso, atrairiam interessados em ativos da Petrobras, como gasodutos.

Um dos pleitos é a unificação dos limites mínimos para que os clientes entrem no mercado livre em todos os Estados. Hoje, cada unidade federal determina quanto o cliente deve consumir para poder escolher o fornecedor.

O presidente da Abraceel, Reginaldo Medeiros, quer que a ANP (Agência do Petróleo e Gás natural) e o ministério auxiliem na padronização.

O diretor técnico da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe – AGRESE, Sérgio Ferrari, tem acompanhado de perto as mudanças que estão sendo estudadas pelo Ministério de Minas e Energia.

"Estamos atentos a todas as mudanças e demandas analisadas pelo Ministério. É papel nosso, enquanto Agência Reguladora, promover e zelar pela eficiência econômica e técnica do serviço de distribuição de gás canalizado em nosso estado como também verificar melhorias nos padrões de qualidade", enfatizou Ferrari.
Com informações Mercado Aberto (Folha de S.Paulo)


Notícias Indicadas

SMTT de Aracaju: Rua Humberto Porto Dória, no Luzia, passa a ser mão única a partir de terça-feira, 7

SMTT de Aracaju: Rua Péricles Muniz Barreto, no Salgado Filho, passa a ser mão única a partir de terça-feira, 30

SMTT de Aracaju realiza intervenções para melhorar a mobilidade na Alameda das Árvores

Superendividamento bancário: saiba o que é, quais são seus direitos e como agir :: Por Edilson S. Barreto

ALERTA: Ampliação da Base Tributável do IPTU, ITBI, ITCMD... !! Por Edilson S. Barreto

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação