Cartão Sicredi Empresarial 970x250
Aracaju (SE), 26 de dezembro de 2024
POR: Seed/SE
Fonte: Seed/SE
Pub.: 28 de julho de 2016

Estudantes da rede estadual participam de oficinas do Ponto de Cultura Juventude e Cidadania

A Escola Estadual Julia Teles, localizada no conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro, está envolvendo seus alunos em oficinas culturais do Ponto de Cultura Juventude e Cidadania.

Oficina de audiovisual (Foto: Seed/SE)

Oficina de audiovisual (Foto: Seed/SE)


Rap, teatro, dança urbana e audiovisual são algumas das oficinas oferecidas aos estudantes, não apenas dessa unidade de ensino, mas também de outras escolas públicas da comunidade.

As oficinas culturais do Ponto de Cultura Juventude e Cidadania tiveram início em 2011 e, após uma pausa, estão retomando suas atividades a partir deste semestre.

De acordo com o professor e coordenador das atividades, José de Oliveira, conhecido pela comunidade como Zezito, essa iniciativa teve início em duas ações realizadas a partir do ano de 2001 no Conjunto Jardim: a Rede de Agentes Culturais do conjunto Jardim - inspirada em experiência semelhante desenvolvida na época pelo Sebrae - , e o Projeto Estatuto da Criança e do Adolescente com Arte (Ecarte).

Essas ações foram realizadas após o professor Zezito de Oliveira - na  época responsável pelo Programa de Desenvolvimento da Escola no Colégio Estadual Leão Magno Brasil - constatar uma participação expressiva de alunos da escola em grupos culturais, em especial da área de dança.

"Essa participação distinguia os alunos participantes dos demais, por causa de uma melhor autoestima, de relações saudáveis de amizade com outros da mesma idade, propiciadas pela participação coletiva em atividades culturais", explica o professor Oliveira.

Ele acrescenta que os estudantes que participam ativamente de atividades culturais têm ainda maior senso de pertencimento à comunidade, aquisição de conhecimentos importantes para melhorar o relacionamento com a família, professores, e protagonismo e liderança, além de outros benefícios e conquistas.

Agentes culturais

Essa iniciativa é resultado do trabalho desenvolvido por diversos agentes culturais. Segundo o professor, com reuniões que tiveram início em 2002 no Conjunto Jardim, foi criada em 2004, em Aracaju, a Ação Cultural. Essa iniciativa também utilizou a experiência acumulada no Jardim, como a Rede de Agentes Culturais e o Projeto Ecarte.

"Como coroamento desse esforço, no ano de 2010/2011, a Ação Cultural concorreu e foi uma das organizações escolhidas na seleção pública de projetos, para realizar oficinas culturais com o apoio financeiro do Ministério da Cultura, e acompanhamento da Secretaria de Estado da Cultura", explica Zezito.

Ainda de acordo com ele, para essa seleção foi apresentado o projeto Oficinas Culturais Juventude e Cidadania, atualizado e acrescido de novos objetivos.

A Ação Cultural pretende, por meio de oficinas de teatro, dança, audiovisual, rap, grafite e DJ, ampliar e qualificar a participação de adolescentes em iniciativas culturais   nos municípios de Nossa Senhora do Socorro e Aracaju. Em termos quantitativos, se pretende atingir 110 jovens por ano.

Para divulgar os resultados e aumentar a adesão da sociedade, serão organizados cineclube, sarau multicultural, mostra cultural juventude e cidadania, boletim informativo impresso, além dos canais já existentes na internet, como o blog da Ação Cultural, canal do Ponto de Cultura Juventude e Cidadania no Youtube e páginas no Facebook.

"A expectativa é concluirmos a realização dessa etapa, com a apresentação do trabalho final das oficinas em um Sarau Multicultural, como realizado no ano de 2014, no Teatro Lourival Baptista. E depois prestar contas, quando pretendemos receber a terceira e última parcela, a ser utilizada no ano de 2017, para concluirmos o planejamento trienal que realizamos, ao participarmos do edital de 2010/2011", afirma o professor e coordenador das atividades da oficina, Zezito de Oliveira.

Oficinas

A oficina de Rap acontece todos os sábados, das 15h às 17h, na Escola Estadual Júlia Teles, e podem participar adolescentes a partir dos 12 anos.
No último dia 19, a escola realizou uma oficina de audiovisual, abordando técnicas e regras básicas de produção de vídeo.

"Ainda há vagas abertas para estudantes da rede pública, com idade a partir de 13 anos, e que estejam cursando do 7º ano em diante", finaliza o professor Zezito.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação