Aracaju (SE), 05 de fevereiro de 2025
POR: Manuela Penacal
Fonte: SES/SE
Pub.: 28 de julho de 2016

Dia Mundial contra as Hepatites: Unidade Móvel oferta Teste Rápido no Centro de Aracaju

Dia Mundial contra as Hepatites: Unidade Mvel oferta Teste Rpido no Centro de Aracaju (Foto: SES/SE)

Dia Mundial contra as Hepatites: Unidade Mvel oferta Teste Rpido no Centro de Aracaju (Foto: SES/SE)

A Unidade Móvel Fique Sabendo estacionou na praça General Valadão, no  Centro de Aracaju, nesta quinta-feira, 28. A iniciativa integra a programação do Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais e ofertou testes rápidos para detecção das Hepatites B e C, HIV e Sífilis ao longo do dia.
Assim que começou a funcionar, 50 senhas, das 200 previstas, foram distribuídas.  Todos queriam aproveitar a oportunidade.  “É uma forma de prevenção e de deixar a consciência tranquila. Precisamos estar atentos para poder cuidar da saúde”, disse a escrevente E.M.G.,  que tem 48 anos e é casada há 14.

Também preocupado, o vendedor J. M. S, de 52 anos, fez pela segunda vez o teste. “Da primeira vez, fiz em uma ação que aconteceu no meu bairro. Agora, vi na TV e interessei por fazer de novo. É uma forma de certificar que está tudo certo”, garante.

A ação alusiva à data tem como objetivo não apenas oportunizar o teste, mas chamar a atenção para a necessidade da prevenção. Segundo o médico Almir Santana, coordenador do Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), as Hepatites são doenças consideradas silenciosas, uma vez que não apresentam sintomas. “Muita gente tem o vírus e não sabe. Com o teste rápido, passa a ter a chance de diagnóstico e pode ser direcionada ao tratamento”, reforça.

Desde 2012, Sergipe registrou 695 casos de Hepatite B e 359 casos de Hepatite C. As duas doenças têm formas de prevenção diferenciadas que exigem atenção e cuidado.

“A transmissão principal da Hepatite B é a sexual. Por isso, a principal forma de prevenção é o uso contínuo do preservativo e da vacina. No caso  da Hepatite C, a principal forma de transmissão é sanguínea. É muito importante o cuidado com os instrumentos  cortantes, como aqueles que são utilizados em salões de beleza, estúdios de tatuagem e barbearias. Neste caso,  a pessoa pode levar seu próprio kit de fazer unhas ou certificar que os estabelecimentos utilizam materiais reciclados e esterilizados”, pontua Almir Santana.

Em Sergipe, o teste para diagnóstico das Hepatites pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS),  nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), que estão distribuídos nas regionais de saúde, ou na Unidade Móvel Fique Sabendo.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação