Cartão Sicredi Empresarial 970x250
Aracaju (SE), 26 de dezembro de 2024
POR: Seed/SE
Fonte: Seed/SE
Pub.: 03 de agosto de 2016

Centro profissionalizante de Umbaúba será pioneiro na oferta de cursos técnicos de moda e vestuário

Vocacionada para o setor têxtil, escola oferecerá mais de 500 vagas e beneficiará a população economicamente ativa das regiões sul e centro-sul sergipanas.

Centro profissionalizante de Umbaúba será pioneiro em Sergipe na oferta de cursos técnicos de moda e vestuário (Foto: Divulgação/Seed/SE)

Centro profissionalizante de Umbaúba será pioneiro em Sergipe na oferta de cursos técnicos de moda e vestuário (Foto: Divulgação/Seed/SE)


Em fase final de construção, o centro de educação profissionalizante que o Governo do Estado está erguendo no município de Umbaúba irá capacitar os jovens sergipanos para o mercado de trabalho, com cursos prioritariamente voltados para a qualificação da cadeia produtiva de arranjos têxteis.

A partir da inauguração desse centro profissionalizante, a Secretaria de Estado da Educação ofertará à população os primeiros cursos técnicos de moda e vestuário de Sergipe, disponibilizando, inicialmente, mais de 500 vagas já em 2017.

Apenas nessa unidade de ensino estão sendo investidos, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra), com execução da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), R$ 10.106.889,58, recursos provenientes de parceria com o Governo Federal, através do Programa Brasil Profissionalizado.

"Com a construção de centros profissionalizantes em várias regiões do Estado, o Governo oferta condições para o jovem do interior sergipano estudar e se qualificar, sem precisar se deslocar até a capital. Isso é interiorização da educação pública", salientou o secretário de Estado da Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Valmor Barbosa.

O secretário de Infraestrutura informou ainda que atualmente em torno de 80 funcionários trabalham no canteiro de obras da construção do Centro Profissionalizante de Umbaúba, que tem conclusão prevista para o próximo mês de outubro.

Para o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, os centros estaduais de educação profissionalizante foram planejados levando-se em consideração as vocações econômicas das regiões do Estado onde estão instalados, "visando formar e inserir os jovens concluintes do ensino médio nesse mercado de trabalho", afirma.

É com essa perspectiva que logo em breve o Centro Profissionalizante de Umbaúba funcionará, tendo como ênfase os arranjos têxteis e priorizando também o acesso para os jovens dos municípios das regiões sul e centro-sul sergipanas.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação (DED/Seed), Gabriela Zelice, a proposta dos cursos ofertados é atender à demanda do mercado têxtil da região por mão de obra especializada.

"Os cursos de moda e vestuário que ofertaremos irão dialogar com a vocação econômica regional e buscarão inserir os jovens dessas regiões no mercado de trabalho do setor têxtil", explicou a diretora.

Padrão de qualidade

Assim como os outros três centros de educação profissionalizante que o Governo Jackson Barreto está construindo nos municípios de Nossa Senhora do Socorro e Nossa Senhora das Dores, o Centro Profissionalizante de Umbaúba foi erguido seguindo um modelo padrão de escolas de educação profissional, elaborado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação (FNDE/MEC).

Instalado em uma área de 14.537,93m², no povoado Guararema, o prédio escolar conta com 5.577,39m² de área construída.

O centro profissionalizante contará com blocos administrativo e pedagógico, constituídos por dois pavimentos, que contarão com 12 salas de aula, e capacidade para 42 alunos cada; seis laboratórios para as disciplinas de química, biologia, física, matemática, línguas e informática; setor administrativo e dois laboratórios especiais. 

Contará ainda com uma biblioteca e um auditório com capacidade para 200 pessoas, um anfiteatro e uma quadra poliesportiva coberta com duas arquibancadas de três degraus. O bloco de serviço vai dispor de cozinha, refeitório e despensas, havendo ainda baterias de sanitários masculinos e femininos em cada pavimento e na quadra.

O centro atende às normas técnicas de acessibilidade em todos os ambientes e tem estacionamento interno para 35 veículos, bicicletário e motário.

A escola possui piso tátil e rampas de acesso, tanto no entorno quanto em sua parte interna, além de banheiros adaptados para pessoas com deficiência física.

"Este tem sido um item fundamental nas escolas profissionalizantes construídas pelo Governo", explica o secretário de Estado de Infraestrutura, Valmor Barbosa.

O Centro Profissionalizante de Umbaúba vai contar com uma rede de combate a incêndio com hidrantes, sistema de proteção contra descargas atmosféricas e sistema de irrigação para as áreas gramadas.


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação