TJ/Sergipe apoia: CNJ lança o Mediador Digital
TJ/Sergipe apoia: CNJ lança o Mediador Digital (Foto: TJ/SE)
A partir do dia 01.08.2016, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) colocou à disposição dos consumidores mais um instrumento de resolução de conflitos, trata-se do "Mediador Digital". O objetivo do portal é possibilitar que os consumidores possam realizar acordos com empresas e bancos com os quais possuem alguma questão a ser resolvida de forma virtual, sem necessitar comparecer na empresa.
Para propor um acordo, o consumidor precisa acessar o portal do Conselho Nacional de Justiça, fazer seu cadastro e procurar a empresa ou banco com o qual deseja negociar. Caso a empresa não conste na lista, o CNJ se propõe a entrar em contato com a empresa para se cadastrar no portal.
A finalidade da mediação digital é facilitar as negociações entre as partes de maneira célere, sem a necessidade de ajuizar ações. Dependendo do caso, o magistrado poderá homologar os acordos.
Na lista das empresas cadastradas encontram-se os bancos Itaú S/A, Caixa Econômica Federal; Citibank S/A; Bradesco S/A; Banco Cooperativo S/A; EMGEA; HEDGE (Desenvolvimento Urbano); HSBC e Losango.
O Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) disponibiliza o serviço através do Portal da Conciliação, no menu "Onde Resolver Conflitos".