FLUTUANTE 1100 x 284
Aracaju (SE), 31 de outubro de 2025
POR: Sejuc/SE
Fonte: Sejuc/SE
Pub.: 05 de agosto de 2016

Servidores do Presídio Feminino recebem capacitação contra o Tabagismo

Nesta quarta-feira, 03, agentes penitenciárias, enfermeiros, pedagogos e outros profissionais que compõe a equipe de servidores do Presídio Feminino (Prefem), receberam um curso de capacitação do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo (PCNF). 
O curso é inédito no Sistema Prisional sergipano, e é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça e Defesa ao Consumidor (Sejuc), Secretaria Estadual da Saúde (SES) e Secretaria Municipal da Saúde de Nossa Senhora do Socorro. Além do trabalho da Comissão de Saúde, formado por integrantes da Sejuc e da SES.

Servidores do Presdio Feminino recebem capacitao contra o Tabagismo (Foto: Thas Ramos)

Servidores do Presdio Feminino recebem capacitao contra o Tabagismo (Foto: Thas Ramos)


Segundo Ilani Silva, coordenadora da referência técnica estadual da saúde no Sistema Prisional e integrante da Comissão da Saúde, o curso capacitará os servidores da unidade para serem multiplicadores, e deste modo, sensibilizar as internas para os riscos do tabagismo. 
“A importância é diminuir a ansiedade dessas mulheres que estão privadas de liberdade, pelo próprio confinamento fazendo o uso excessivo de substâncias como o tabaco, porque a gente sabe que o cigarro tem inúmeras substâncias nocivas à saúde, e o resultado esperado é que com isso ela tenha uma qualidade de vida melhor. Além disso, a gente está querendo fazer essa ação associada ao pessoal da Academia de Saúde, então é uma promoção associada a qualidade de vida dessas mulheres,” disse, Ilani Silva.
Sensibilização, atividades físicas e também acompanhamento médico e psicológico.  Grupos de trabalho estarão mobilizados para ajudar as internas a sair do vício do cigarro. 
A coordenadora de saúde do Prefem, Jucileide Vieira, relata que atualmente há cerca de 100 internas fumantes na unidade, e que a necessidade de solicitar o curso surgiu das diversas enfermidades provocadas pelo vício do cigarro. 
“Nós não podemos obrigar as internas, tem de ser em comum acordo, entre as pessoas que serão capacitadas para aplicar o tratamento e partir delas também, elas precisam querer, porque não podemos forçar ninguém a parar de fumar. Vamos montar uma dinâmica para fazer com que todas aceitem. Vamos fazer um acompanhamento psicológico para que elas entendam que o cigarro faz mal, porque a gente não está fazendo isso em pro da unidade, mas em pro da saúde das internas,” disse.


Notícias Indicadas

Galeria Casacor recebe "Ces arts, c’est la vie”

Fábio Jr. celebra trajetória em show emocionante no Salles Multieventos

"Romance em duas línguas" :: Com Célia Gil

Aracaju Beauty Hair 2025 traz novidades e promete atrair mais de 10 mil visitantes

Villela Produções traz a Aracaju Fábio Rabin e o espetáculo "Ladeira Abaixo”

Cacto Experience aposta em aulas lúdicas para incentivar crianças a trocarem telas por atividades físicas

Curta-Se 24: Alice Caymmi, Zé Ibarra, Pedro Lua e Polayne estão entre as atrações musicais do festival

Festival Kids traz espetáculo "Bobbie Goods & Labubu” para animar a criançada em Aracaju

Feirinha da Gambiarra realizará edição especial com o tema ‘Batida Sergipana’ na Orla da Atalaia

Halloween do Chá promete noite temática com música e concurso de fantasias em Aracaju

Festival Inshallah 2025 apresenta: "Noites em Inshallah” – Um espetáculo de dança do ventre que encanta corações

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação