Aedes: Glória, Boquim e Malhador recebem Brigada Itinerante
Os municípios de Nossa Senhora da Glória, Boquim e Malhador recebem durante esta semana as equipes da Brigada Itinerante para reforçar as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. A força tarefa montada pelo Governo do Estado é gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa).
Aedes: Glria, Boquim e Malhador recebem Brigada Itinerante (Foto: SES/SE)
De acordo com o cronograma elaborado pela SES, priorizando os municípios que apresentam índices elevados de infestação do vetor, nesta segunda e terça-feira, dias 8 e 9 de agosto, os brigadistas percorrem os logradouros de Nossa Senhora da Glória.
Já na quarta e quinta, dias 10 e 11, as equipes de agentes de endemias visitam Boquim, distante 82 km da capital. A semana é fechada dia 12, sexta-feira, em Malhador. Até o fim do mês, mais dez municípios serão visitados, de acordo com a programação da Brigada.
“Na montagem da programação mensal, durante a escolha dos municípios, a prioridade são aqueles que apresentam índices elevados de infestação, de acordo com o LIRAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação para Aedes aegypti)”, explicou Adriel Alcântara, diretor geral da Funesa.
Segundo ele, “o trabalho da Brigada em Sergipe está cada vez mais intenso. A intenção é diminuir os casos de transmissão de Dengue, Chikungunya e Zika”.
De acordo com o Informe Epidemiológico divulgado pela SES, através do Núcleo Estratégico (Nest/SES), 120 casos de microcefalia já foram confirmados em Sergipe.