Atividades artÃsticas e pedagógicas marcam culminância do Projovem no Gonzagão
Alunos, professores e coordenadores que participam do Projovem, promoveram na tarde desta quarta-feira, 10, uma exposição das ações realizadas em escolas da rede estadual de ensino de 14 núcleos municipais.
Atividades artísticas e pedagógicas marcam culminância do Projovem no Gonzagão (Foto: Eugênio Barreto/Seed/SE)
O evento, realizado no Gonzagão, marcou o intercâmbio de saberes de trabalho iniciado há um ano, com as temáticas voltadas para a diversidade e pluralidade dos problemas encontrados nas cidades em que residem os alunos.
Drogas, Aedes aegipty, violência doméstica, prejuízos causados pelo álcool, doenças sexualmente transmissíveis e os desafios do mercado de trabalho foram alguns temas expostos pelos alunos dos municípios de Tomar do Geru, Cristinápolis, Aquidabã, Japoatã, Canindé do São Francisco, Japaratuba, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Boquim, Nossa Senhora das Dores, Poço Redondo e Brejo Grande.
Presente ao evento, a superintendente executiva da Seed, Marieta Barbosa, visitou todos os estandes.
Ela fez questão de cumprimentar professores, alunos, coordenadores e comunidade.
"Quero parabenizar todos que contribuíram para o sucesso deste evento", disse.
De acordo com Adjane Moura, coordenadora do Projovem Urbano/Seed, a culminância resgata a importância do jovem como protagonista e participante enquanto cidadão.
"O Projovem Urbano tem como objetivo a oferta da escolaridade em nível fundamental, sendo constituído em três eixos: ensino fundamental, qualificação profissional e participação cidadã", disse.
Trabalho
Para a diretora do Departamento de Educação da Seed, Gabriela Zelice, o sucesso da culminância do Plano de Ação Comunitária é fruto do trabalho e dedicação dos professores, alunos e coordenadores que participam do Projovem Urbano. "Todos estão de parabéns", destacou.
Drogas
O núcleo de Canindé do São Francisco e Poço Redondo abordou a questão das drogas.
Segundo a professora Sheila Almeida, foram os próprios alunos que escolheram o tema: Drogas, na minha vida, não.
"Estamos também mostrando a cultura, o artesanato, a culinária, além do Museu de Arqueologia de Xingó, a Hidrolétrica e a Grota do Angico, local em que Lampião, Maria Bonita e outros cangaceiros foram assassinados pela volante", disse.
O núcleo do Projovem Urbano de Nossa Senhora do Socorro abordou o tema: O jovem e as oportunidades de trabalho. No estande, os alunos Edinaldo Santos, Johony Santos, Ana Paula, Eline Cristiane, Isa Kelly, Maria Damires, Nadja Santos, Stefany Muniz, Milena Ferreira e coordenadores explicavam as ações desenvolvidas no município.
Para os jovens, a falta de oportunidade de emprego é um dos maiores problemas enfrentados pela comunidade.
Programação
A culminância do Plano de Ação Comunitária do Projovem teve uma programação artística e cultural que mereceu aplausos dos alunos, professores e comunidade dos municípios que participam do programa.
A cantora Célia Gil, assessora internacional da Seed, interpretou várias canções da MPB. Logo após, aconteceram apresentações de paródias, repente, Hip Hop, grupo de Violino, capoeira e grupo de dança da terceira idade, de Aquidabã.