Seed/Sergipe discute ajustes para o Desfile CÃvico 2016
Desfile preservará o civismo e a simbologia alusiva às comemorações da Independência do Brasil.
Seed/Sergipe discute ajustes para o Desfile Cívico 2016 (Foto: Janaína Santos/Seed/SE)
A Secretaria de Estado da Educação realizou nesta quinta-feira, 11, uma reunião para discutir com os diretores da rede estadual de ensino os últimos ajustes alusivos à participação das escolas no Desfile Cívico 2016, a ser realizado tradicionalmente no dia 7 de setembro, em Aracaju, em comemoração à Independência do Brasil.
Os diretores receberam uma pasta contendo as portarias que disciplinam o desfile, além de um CD referente aos hinos da pátria. Também foi acordada a ordem de desfile das escolas, além da programação da Semana da Pátria, a iniciar-se no dia 1º de setembro com a realização da 80ª Corrida do Fogo Simbólico.
Neste ano o Desfile Cívico e Militar obedecerá à seguinte ordem:
1 - Parada Militar;
2 - Instituições educacionais integrantes da rede pública estadual de ensino (segue tabela contendo a ordem das escolas);
3 - Instituições educacionais da rede privada;
4 - Instituições comunitárias.
Não houve inscritos para o desfile das instituições federais.
Instituições de ensino
O desfile cívico deste ano terá como tema "Tecnologia a Serviço da Educação" e acontecerá, tradicionalmente, da avenida Rio Branco para a praça da Bandeira, passando pela avenida Barão de Maruim.
O desfile da Banda Intersetorial da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SecBanda) abrirá a parada estudantil, seguido dos carros alegóricos e um pelotão abre-alas.
A tradição do desfile será mantida com a participação das escolas da Grande Aracaju circunscritas à Diretoria Regional de Educação 8 em um único pelotão e banda marcial própria. O encerramento será com a participação do Colégio Estadual Atheneu Sergipense.
As instituições comunitárias serão limitadas a um pelotão representativo das diversas instituições conduzida peia banda marcial do Instituto de Educação Rui Barbosa (IERB).
"O desfile obedecerá a critérios claros de disciplina, promovendo a importância do fortalecimento dos valores cívicos e do sentimento de pertencimento à nação brasileira, e considerando o simbolismo alusivo ao dia da Independência do Brasil", afirmou o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho.
Critérios de participação
Os critérios foram estabelecidos pela Seed através da Portaria nº 2.266/2016, de 17 de maio de 2016, através da qual o secretário de Educação, Jorge Carvalho, regulamenta a participação das instituições educacionais e comunitárias do desfile promovido pelo Governo de Sergipe.
As escolas realizaram uma pré-inscrição no período de 25 a 29 de junho de 2016 e não necessitou utilizar os critérios para escolha, já que a quantidade de vagas correspondeu à quantidade de inscritos.
"Foram inscritas 15 escolas e tínhamos estabelecido 15 vagas. Não precisamos utilizar os critérios estabelecidos na portaria para avaliação de participação", afirmou a superintendente executiva da Educação", Marieta Barbosa.
Otimização de tempo e manutenção do civismo
As paradas das instituições para evoluções e performances em frente ao palanque não serão permitidas, tendo em vista a necessidade de encurtar o tempo do desfile, programado para acontecer das 8h às 12h, incluído neste tempo a parada militar.
Com o intuito de motivar o civismo e as simbologias do Dia da Independência, todas as instituições participantes deverão executar músicas marciais condizentes com a data, submetidas à apreciação do diretor regente da SecBanda.
"Tivemos uma preocupação com o que estava acontecendo com as bandas marciais no dia do desfile. Vamos incentivar o civismo", destacou Carvalho.
Veja a lista de participantes por ordem: