Hemose: grupos de voluntários colaboram com a doação e a ampliação do estoque de sangue
A preparação do estoque de sangue para o final de semana no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) resultou em 146 doações. O saldo positivo contou com o reforço da campanha ‘Família do Sangue’, da Igreja Batista da Graça, jovens do Movimento Escalada, acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), membros da Faculdade Fase, além de doadores regulares que, a cada três meses, renovam o ato de doar.
Hemose: grupos de voluntários colaboram com a doação e a ampliação do estoque de sangue (Foto: SES/SE)
De acordo com a gerente de Captação de Doadores, Rozeli Dantas, a mobilização de voluntários e de instituições parceiras é de extrema importância para garantir a manutenção do estoque estratégico.
“Com a mudança do funcionamento da unidade aos sábados, buscamos os parceiros para concentrar as doações na sexta-feira, que antecede o final de semana, e, dessa forma, atender a demanda transfusional da Rede Hospitalar”, ressalta.
Solidários, cerca de 30 membros da Igreja Batista da Graça renovaram o gesto que, este ano, chega à segunda ação. Para o pastor Antônio Sampaio, a igreja cumpre um importante papel ao incentivar a doação de sangue de forma continua.
“Tenho um sonho de ver todas as igrejas evangélicas ajudando a manter o estoque de sangue dos hemocentros. Podemos fazer a diferença exercendo a cidadania cristã, que é ajudar ao próximo como a ti mesmo”, declarou ele.
Wilma Menezes do Nascimento Almeida e Josivânia Oliveira Santos doaram sangue pela segunda vez. Elas relataram que a decisão em colaborar com o serviço surgiu do desejo de ajudar a salvar vidas e o incentivo da igreja Batista.
“Tenho sangue A positivo, sei que é importante”, disse Wilma. “Não tenho palavras para demonstrar minha alegria. Em dezembro estaremos aqui novamente”, afirmou Josivânia.
Campanhas
O Hemocentro de Sergipe receberá ainda este mês as campanhas Mulheres Contabilistas, jovens militares do 28º Batalhão de Caçadores (28 BC), Doando Vidas, Grupo de Jovens de Umbaúba e Associação Gloriense de Doadores de Sangue.
Atualmente, o estoque técnico da unidade está estável graças às iniciativas das instituições parceiras. “As campanhas mobilizadas pelos parceiros são importantes e ajudam a manter o estoque. Porém, nossa meta é aumentar o número de doadores regulares”, destaca Rozeli Dantas.
Doação de sangue
Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 Kg. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional.
Mais detalhes sobre o serviço de doação, palestras e hemotur, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.