Cartão Sicredi Empresarial 970x250
Aracaju (SE), 26 de dezembro de 2024
POR: Débora Matos e Andrea Lima
Fonte: DPE/SE
Pub.: 22 de agosto de 2016

Defensoria Pública e Grupo Recanto discutem parcerias para tratamento de dependentes químicos

O defensor público e coordenador do Núcleo da Saúde da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, Saulo Lamartine, se reuniu na quinta-feira, 18, com integrantes do Centro de Tratamento para Usuários de Drogas e Álcool – Grupo Recanto, para tratar sobre parceria.

Defensoria Pública e Grupo Recanto discutem parcerias para tratamento de dependentes químicos (Foto: DPE/SE)

Defensoria Pública e Grupo Recanto discutem parcerias para tratamento de dependentes químicos (Foto: DPE/SE)


Segundo o diretor do Grupo, Fabrício Selbmann, o objetivo do encontro é firmar um convênio para ampliar os serviços de recuperação, através de profissionais que já sofreram o impacto das drogas em sua vida e que hoje trabalham para se somar na recuperação dos dependentes, que é um diferencial da instituição. 
“Esse convênio irá possibilitar aos dependentes químicos que não têm condição de arcar com as despesas de um tratamento particular, fazer gratuitamente através da Defensoria Pública. Desenvolvemos um trabalho há mais de 8 anos no Estado de Pernambuco e agora em Sergipe. Nosso grupo é formado por uma gama de profissionais como médicos psiquiatras, clínicos gerais, psicólogos, nutricionistas, professores de educação física, equipe de enfermagem e técnicos em dependência química que já foram vítima das drogas. Nosso diferencial é a junção do profissional com o empírico, ou seja, pessoas que estudaram para tratar e pessoas que vivenciaram o processo de sair das drogas. Essa parceria com a Defensoria Pública é muito importante”, destacou Fabrício.
Para o defensor público geral, Jesus Jairo Lacerda, a parceria é de suma importância para reduzir os impactos das drogas nas famílias. “A Defensoria Pública recebe diariamente vários casos de famílias que estão sendo destruídas por causa das drogas. Infelizmente poucas têm condições de pagar um tratamento para recuperar seus entes queridos. Com esse convênio, poderemos internar vários dependentes químicos para tratamento de forma extrajudicial com maior celeridade e em uma clínica conceituada e preparada para esses casos”, enfatizou.

“A reunião foi muito importante, uma vez que os representantes puderam esclarecer como o trabalho é desenvolvido, o tempo de recuperação, como também o quadro funcional e estrutura física para receber os dependentes. Essa parceria só vem contribuir ainda mais para efetivação dos direitos do dependente químico e o fortalecimento do papel social da Defensoria Pública”, pontuou Saulo Lamartine.

“Esse contato da Defensoria Pública, através do Núcleo da Saúde e o Centro de Atendimento Psicossocial, com o grupo Recanto é de grande importância em virtude da demanda que vem crescendo a cada dia. Acredito que as drogas escravizam as famílias e o próprio usuário, e esse modelo de tratamento biopsicossocial poderá reacender a perspectiva de avanço no tratamento e a libertação dessas pessoas que vivem esse dilema”, disse a psicóloga, Syrlene Besouchet.

O Grupo Recanto é considerado um dos maiores do Norte e Nordeste para tratamento de dependentes químicos. 


Tenha o Click Sergipe na palma da sua mão! Clique AQUI e confira as últimas notícias publicadas.

WhatsApp

Entre e receba as notícias do dia

Entrar no Canal

Matérias em destaque

Click Sergipe - O mundo num só Click

Apresentação