TJ/Sergipe assina termo de cooperação com a Comissão Estadual da Verdade
Na manhã desta segunda-feira, dia 22, o Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe assinou um termo de cooperação com a Comissão Estadual da Verdade – Paulo Barbosa Araújo. O Convênio de Cooperação Técnica Gratuita tem por objeto principal estabelecer a integração e intercâmbio de informações e documentos do acervo do Arquivo do Judiciário.
TJ/Sergipe assina termo de cooperao com a Comisso Estadual da Verdade (Foto: TJ/SE)
O Presidente do TJSE, Desembargador Luiz Mendonça, assinou o termo que coloca à disposição da CEV o acesso aos processos arquivados no Poder Judiciário entre os anos de 1946 e 1985. Membro da CEV, o pesquisador Gilson Reis disse que o TJSE traz uma grande contribuição para história ao liberar este acesso. “Fontes documentais deste período são remotas, são apenas orais e alguns periódicos. Agora poderemos ter acesso aos processos da ditadura e saber o que realmente aconteceu naquele período”, comemorou.
A Chefe da Divisão de Avaliação Documental, Sônia Vilas-Boas, informou que essa parceria vai auxiliar para demonstrar a estrutura da gestão documental do Poder Judiciário. “Vai expor a grandiosidade do nosso acervo”, explicou.
Participaram também do encontro, o Desembargador Diógenes Barreto, a Juíza Auxiliar da Presidência do TJSE, Brígida Declerc Fink, e os representantes da CEV, Gil Francisco e José Elito Vasconcelos.
Sobre a Comissão
Instituída pelo Governo do Estado através do Decreto nº 30.030, em 26 de junho de 2015, a Comissão Estadual da Verdade visa o levantamento de informações relativas ao período de 1947 a 1985, e tem caráter independente, com a cooperação das Secretarias de Estado da Mulher, da Inclusão, daAssistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos e da Casa Civil.